A Dislexia (e as perturbações que podem estar associadas - disortografia, disgrafia, discalculia) é descrita como disfunção neurológica (em áreas específicas do cérebro) que requer um envolvimento diferenciado. Alguns casos de dislexia parecem ter uma etiologia genética, mas inúmeros outros ocorrem de lesões cerebrais intrauterinas ou provocadas por infeções. Pode manifestar-se em alunos com inteligência normal ou superior, com órgãos sensoriais intactos, liberdade emocional, motivação, incentivo e que podem ter tido ensino adequado. Há estudos que comprovam que, no ensino básico - 1.º ciclo, só a dislexia afeta 5,4 % de crianças.
Considerando o possível impacto nos projetos de vida destes alunos, urge aprofundar e refletir sobre o envolvimento que a escola lhes terá de oferecer para minorar os efeitos nefastos. Neste simpósio aborda-se a temática, a partir de estudos científicos e daí o título "A Dislexia em Tese".
O encontro realiza-se no dia 10 de novembro no auditória da escola Superior de Educação Paula Frassineti.
Para mais informações, aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário