19 Maio 2012 (sábado) - Lisboa (Parque das Nações)
A SGS II – ESCALA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL II (Schedule of Growing Skills II) é um instrumento de rastreio do desenvolvimento das crianças dos 0 aos 5 anos, concebido para ser utilizado por todos os profissionais ligados à promoção da saúde infantil.
Baseada nas sequências do STYCAR de Mary Sheridan, a SGS II reúne os critérios científicos de validade e fidelidade, clínica e científica, exigidos a um instrumento deste tipo. Adicionalmente, apresenta algumas vantagens, quando comparada com outras ferramentas de avaliação no desenvolvimento, designadamente:
Rapidez – a avaliação de uma criança utilizando a SGS II tem uma duração média de 20-25 minutos.
Simplicidade – os itens das diferentes escalas que compõem a SGS II são simples de aplicar e os resultados são de fácil interpretação, quer para os profissionais, quer para os pais das crianças avaliadas.
Adicionalmente, esta edição da SGS II apresenta instruções de aplicação bastante detalhadas e são utilizados materiais de estímulo bastante atrativos para as crianças.
Validade – os estudos de validade que correlacionaram a Escala de Desenvolvimento de Griffiths e a SGS II apresentam coeficientes que variam entre .52 e .96. Estes resultados confirmam que a SGS II constitui uma alternativa bastante válida àquele instrumento, quando se trata de fazer uma avaliação inicial do estado de desenvolvimento da criança.
Tradução Oficial – a versão portuguesa, cujos direitos de comercialização são detidos pela CEGOC, é uma tradução oficial devidamente aprovada pelo editor da prova. A sua utilização permite, não só uma utilização uniforme da prova nas diferentes áreas profissionais ligadas à avaliação do desenvolvimento, como também a partilha de informações entre especialidades.
Objectivo
- Desenvolver competências na aplicação, cotação e interpretação da SGS-II.
Itinerário Pedagógico
1. Apresentação da SGS-II
Estrutura da Escala; Materiais; Áreas de competências; Utilizações
2. Aplicação da SGS-II
Condições físicas; Aspetos a ter em consideração na aplicação dos itens
3. Folha de Registo
Preenchimento e cotação das áreas de competências: Controlo Postural Passivo; Controlo Postural Ativo; Locomoção; Manipulação; Visão; Audição e Linguagem; Fala e Linguagem; Interação Social: Autonomia Pessoal
4. Folha de Perfil
Transferência dos dados para a Folha de Perfil; Interpretação dos resultados
Métodos Pedagógicos
- Exposição teórico-prática
- Apresentação de casos e treino no registo e cotação dos itens
Coordenação Pedagógica
Dra. Magda Machado - Psicóloga
Area Manager – Testes Psicológicos da CEGOC-TEA.
Destinatários
- Técnicos das Equipas de Intervenção Precoce: psicólogos, educadores, terapeutas;
- Médicos de Família e Enfermeiros dos Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiares;
- Outros profissionais com formação académica e/ou experiência profissional na área do desenvolvimento infantil.
Local: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Parque das Nações)
Nº de Vagas - 35 (Admissão por Ordem de Chegada das Fichas de Inscrição)
Horário: 10 às 17 horas
Preço de Inscrição
Até 11/05/2012 - € 75 ; Após 11/05/2012 - € 100
Secretariado
Oficina Didáctica
Rua D. João V, nº 6-B (ao Rato)
1250-090 Lisboa
Tel.: 213 872 458 - Email: info@oficinadidactica.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário