sábado, 5 de maio de 2012

"Exercícios em Consciência Fonológica - Preparação para a Leitura e Escrita”

O livro de exercícios de consciência fonológica, destina-se a técnicos, pais, professores e todos os interessados nesta área, que pretendam de uma forma lúdica e objetiva desenvolver a consciência fonológica. Este livro foi pensado e desenvolvido à luz de critérios linguísticos criteriosos e estruturados. 

O livro "Exercícios de Consciência Fonológica - Preparação para a leitura e escrita" tem como objetivo a estimulação e/ou a reabilitação da consciência fonológica cuja instalação, a consolidação e a automatização são determinantes para a aprendizagem da leitura e da escrita (Freitas, Alves & Costa, 2007). 

Este livro de exercícios mostra de uma maneira prática, lúdica e objetiva como desenvolver a consciência fonológica, tanto em contexto de sala de aula, como em gabinete técnico ou até mesmo em casa, em conjunto com os pais. 

O livro está dividido em 4 capítulos de acordo com as unidades a estimular: palavra, sílaba, segmento e segmento-grafema. Os exercícios propostos estão organizados em função do grau de complexidade das tarefas a que estão associados e todos apresentam instruções pormenorizadas que, em conjunto com o Manual de Orientação, facilitam a aplicação por um adulto, mesmo que não tenha experiência nesta área. 

A implementação destes exercícios promove o desenvolvimento de competências essenciais à aprendizagem da leitura e da escrita uma vez que exploram os pré-requisitos básicos imprescindíveis ao sucesso desta aprendizagem e, por conseguinte, da escolaridade e do futuro das crianças. Estes exercícios podem ser aplicados em crianças, desde o pré-escolar ao 1º e 2º ciclos, que apresentem ou não dificuldades de aprendizagem (como a dislexia ou outras perturbações da aprendizagem da leitura e da escrita), dado o carácter preventivo como também reabilitador do presente instrumento. 

As atividades propostas neste livro constituem um instrumento de trabalho PRÁTICO na medida em que se apresentam sob a forma de exercícios, são ATRATIVAS uma vez que se desenvolvem numa perspetiva lúdica, com recurso a figuras infantis, atividades de jogo, de ligação, de corta, cola e de pintura. Estas constituem ainda atividades ACESSÍVEIS à população-alvo, tendo em conta que os temas abordados estão de acordo com as vivências das crianças. 

Autoras: Karla Cysne e Teresa Chamusca 
Co-Autoras: Dina Alves e Tânia Reis

Será lançado no mês de maio de 2012 


(Mensagem recebida por correio eletrónico)

Sem comentários: