quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Ida ao médico nas transições do ciclo escolar


A alta comissária da Saúde, Maria do Céu Machado, anunciou estar a estudar com o Ministério da Educação a obrigatoriedade das crianças irem a uma consulta médica sempre que haja transição do ciclo escolar.
"São indicadores nacionais de saúde as crianças terem uma observação médica aos 6 e aos 13 anos", afirmou Maria do Céu Machado, numa conferência no Hospital D. Estefânia, em Lisboa. Segundo a responsável, aos 6 anos 67 por cento das crianças tem uma consulta de saúde, mas aos 13 anos apenas 37 por cento foi observada. "Há muitas crianças que vão a um médico particular, mas muitas não vão a lado algum", afirmou, revelando estar a articular com o ME para que seja "obrigatório que sempre que haja mudança de ciclo a criança seja observada".

Comentário:
À partida, vejo esta medida como muito positiva, sobretudo para as famílias mais desfavorecidas e para os meios mais rurais, com evidentes problemas sócio-económicos.
Penso, também, que seria positiva para as escolas e para os alunos com NEE, pois "obrigatoriamente" seriam acompanhados regularmente por técnicos de saúde. Vejo, nesta medida, uma porta aberta para uma maior articulação entre as áreas da saúde e da educação, numa perspectiva de análise pluridisciplinar da situação dos alunos, na procura de respostas mais eficazes e adaptadas a cada caso.
Haja coragem para implementar esta medida!

Sem comentários: