O Plano Individual de Transição (PIT) é um documento que deve perspectivar um projecto de vida do aluno, para uma vida em sociedade, com adequada inserção social e familiar ou numa instituição que desenvolva actividades de carácter ocupacional e, sempre que possível, para o exercício de uma activivadade profissional.
Este processo de transição depende, à partida, das características do aluno. Nos casos mais problemáticos, por exemplo, alunos com multideficiência, a solução pode passar pelo encaminhamento para uma instituição de carácter ocupacional. Nesta situação, o PIT pode, e deve, incluir uma fase de transição e de adaptação progressiva ao centro e às pessoas onde e com quem o aluno aluno irá permanecer. Por exemplo: realizar inicialmente visitas esporádicas, permanecer uma manhã ou uma tarde por semana, desenvolver actividades de maior duração... facilitando, desta forma, o processo de transição.
Infelizmente, para muitos alunos, a família constitui a última instância. Nestes casos, deve também ter-se em conta o processo de transição, com partilha de informação, de sugestões, de visitas...
Para os casos menos graves, existe o recurso aos "estágios". O aluno vai tomando contacto com uma profissão que, no futuro, pode vir a ser o seu meio de autonomia pessoal e social. Para que este processo tenha êxito, é essencial que se proceda a um prévio despiste vocacional e a um constante acompanhamento. As entidades acolhedoras devem, também, ser sensíveis a este tipo de alunos! Pela experiência que tenho, asseguro que têm decorrido bem!
Não posso deixar de referir os constrangimentos existentes! Claro que, sobretudo no interior, não proliferam instituições de carácter ocupacional ou de formação profissional!
A legislação impõe o PIT mas esquece-se de dotar as escolas com psicólogos, com verbas para as despesas com as deslocações dos alunos para os estágios (no interior não existe uma rede de transportes públicos!!), com um quadro normativo que discrimine positivamente estes alunos!
Aguardemos... sem desespero!!
1 comentário:
Concordo totalmente. Não existem recurosos técnicos nem materiais para se implementarem os Pit's. as dificuldades vão desde a falta de psicólogos, transportes até à falta de verbas para adquirir materiais pedagógicos e equipamentos informaticos que se destinam à intervençao pedagogica especializada.
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