Uma escola inclusiva é aquela onde todos os alunos recebem oportunidades adequadas às suas habilidades e necessidades. O princípio orientador da declaração de Salamanca de 1994 é de que todas as escolas devam receber todas as crianças independentemente das suas condições físicas, sociais, emocionais ou intelectuais. Sabemos que grande parte dos alunos com necessidades educacionais especiais apresenta severos distúrbios de comunicação oral dificultando a interação professor-aluno e o processo de ensino e aprendizagem.
Nesse sentido, pesquisadores estão preocupados em buscar e analisar outros recursos que possam ser alternativos e/ou suplementares à fala com objetivo de possibilitar aos alunos com severos distúrbios na comunicação oral a inclusão social e escolar. Os objetivos deste trabalho foram favorecer e ampliar o processo comunicativo dos alunos com necessidades educacionais especiais nas situações de ensino e aprendizagem, selecionando, implementando e adequando os diferentes recursos comunicativos. As atividades foram realizadas com 13 alunos das classes especiais e um aluno incluído no ensino regular. Além das atividades com os alunos, foram feitas orientações aos professores e demais profissionais da escola.
Débora DELIBERATO
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