quarta-feira, 11 de junho de 2008

Avô cria navegador de internet para neto autista

Programa bloqueia conteúdo impróprio e destaca material infantil.
Ícones na tela são maiores que os tradicionais, facilitando navegação.
John LeSieur trabalha com software e achou curioso o facto dos computadores parecerem inúteis para seu neto de seis anos, Zackary. A criança tem autismo e tudo o que era apresentado pelo PC confundia-o a ponto de ele atirar o rato, como sinal de frustração.
LeSieur tentou encontrar ferramentas na internet que pudessem guiar o seu neto pela web, mas não encontrou nada satisfatório. Foi então que decidiu criar um navegador, chamado Zac Browser For Autistic Children, em homenagem a Zackary. A ferramenta está disponível gratuitamente aqui.
Breve descrição
O navegador simplifica a experiência de usar um computador. Ele bloqueia conteúdos violentos, pornográficos ou inadequados para crianças, e dá ênfase a jogos educativos, vídeos, música e imagens de entretenimento (como um aquário), disponíveis em páginas de conteúdo gratuito. A ideia é reduzir o controle de crianças como Zackary, que se confundem quando encontram muitas escolhas.
O browser também desactiva itens "desnecessários" do teclado, como "Print Screen", e inutiliza o botão direito do mouse. Isso elimina comandos que as crianças geralmente não precisam e também reduz as hipóteses de criar insegurança entre os autistas.
Os utilizadores do Zac Browser selecionam actividades usando ícones maiores que os tradicionais. O programa também é configurado para que não exiba anúncios ou outras imagens que possam distrair.

Sem comentários: