terça-feira, 10 de junho de 2008

Acne tem consequências tão sérias como asma, epilepsia ou diabetes

A acne, doença que afecta 80% dos jovens adolescentes, tem consequências psicossociais tão sérias como a asma, a epilepsia, a diabetes ou a artrite, segundo um comunicado da Mediahealth.
«Taxas mais elevadas de insucesso escolar e de desemprego, depressão e ansiedade, rejeição social e isolamento são algumas das principais repercussões negativas desta patologia», de acordo com o comunicado.
Esta é a principal causa que leva a maior parte dos jovens às consultas de dermatologia. Mas apenas 10 a 15% dos casos são considerados graves, segundo o Dr. António Massa, Dermatologista e Membro do Portuguese Acne Advisory Board.
A acne é uma doença crónica da pele causada por influências hormonais e genéticas que, por ser tão frequente, é considerada pelos especialistas dermatológicos quase universal durante a adolescência.
Costuma surgir entre os 14 e os 17 anos nas raparigas e entre os 16 e 19 entre os rapazes, diminuindo até desaparecer por volta dos 25 anos. Mas por vezes também pode persistir na fase adulta.

Sem comentários: