quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Novas iniciativas da Comissão Europeia para melhorar a educação na Europa

Duas novas iniciativas apresentadas pela Comissão Europeia fornecem recomendações para os estados membros da União Europeia (UE) melhorarem os seus sistemas educativos. Estas iniciativas irão alimentar a terceira Cimeira Europeia da Educação, que terá lugar online em Dezembro.

Uma comunicação da Comissão apresenta novas iniciativas para concretizar o Espaço Europeu da Educação (EEE) até 2025. O EEE permitirá que alunos de toda a UE estudem no estrangeiro, aprendam línguas e obtenham qualificações reconhecidas em toda a UE. A comunicação inclui um quadro para a cooperação com os Estados-Membros da UE e outras partes interessadas que trabalham para o EEE. 

As iniciativas estão relacionadas às seguintes seis dimensões: qualidade, inclusão e igualdade de gênero, transições verdes e digitais, professores e formadores, ensino superior e a dimensão geopolítica. 

A Comissão também apresentou um novo Plano de Ação de Educação Digital para 2021–2027, que propõe iniciativas para uma educação digital de alta qualidade, inclusiva e acessível na Europa. O desenvolvimento do Plano de Ação foi acelerado pela pandemia COVID-19, que mudou o foco dos sistemas educacionais das salas de aula para o ensino digital e à distância. 

Após uma série de consultas às partes interessadas, o Plano de Ação conecta o treinamento digital e o acesso à educação inclusiva. Ele lista dez princípios norteadores considerados essenciais para melhorar a educação digital, incluindo a importância do treinamento, do investimento e da inclusão. Ele também identifica duas prioridades estratégicas para cumprir esses princípios: promover o desenvolvimento de um ecossistema de educação digital de alto desempenho e melhorar as habilidades e competências digitais.

Saiba mais sobre as duas iniciativas no site da Comissão , onde também pode ler a Comunicação e o Plano de Ação para a Educação Digital na íntegra.

Sem comentários: