sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Exigência de melhores condições de ensino para alunos com autismo em VRSA

O deputado Paulo Sá (PCP), eleito pelo círculo de Faro, exigiu, em requerimento enviado ao governo, melhores condições para o ensino de alunos com autismo na Escola Secundária de Vila Real de Santo António.

Segundo o parlamentar, a sala onde funciona a Unidade de Ensino Estruturado (UEE) para a Educação de Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo do Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António “não possui condições adequadas a este tipo de ensino, em particular, pontos de água e saneamento”, circunstância que “dificulta o desenvolvimento de atividades de promoção da capacitação dos alunos e o seu acompanhamento”.

Na unidade, entre outros aspetos, são trabalhadas a autonomia dos alunos por via da introdução de conteúdos funcionais apropriados às suas idades e essenciais ao longo da vida e desenvolvidas atividades de promoção da capacitação, designadamente a realização de tarefas domésticas, preparação de refeições, alimentação ou higiene pessoal.

Para este fim, em particular, foi criada uma pequena cozinha, com alguns eletrodomésticos, onde os alunos são orientados na confeção de refeições.

No requerimento enviado ao Ministério da Educação, o deputado Paulo Sá exige a realização de obras que adequem o espaço onde funciona a UEE às suas necessidades específicas.

“Que medidas serão tomadas pelo Governo para garantir que a Parque Escolar realizará, com celeridade, obras no espaço onde funciona a UEE, adequando-o às necessidades específicas deste tipo de ensino? Quando prevê o Governo que essas obras estejam concluídas?”, questiona o parlamentar comunista.

Fonte: Região Sul por indicação de Livresco

Sem comentários: