Como já é tradicional no início de um novo ano, é com enorme prazer que anunciamos que o eTwinning escolheu o tema da Inclusão para orientar as atividades ao longo de 2017.
Quase dois anos após a adoção da Declaração de Paris que promove a cidadania e os valores comuns da liberdade, tolerância e não-discriminação através da educação, continuaremos a trabalhar sobre estas grandes áreas, embora, em 2017, com um enfoque especial na Inclusão.
Quando se fala de inclusão, a conversa gravita muitas vezes para temas que se relacionam com a prevenção da radicalização ou de necessidades especiais na educação. Ao longo de 2017, o mundo eTwinning dedicar-se-á a estes temas, mas abordaremos também a inclusão num sentido mais lato: de que forma pode a educação ser mobilizada efetivamente para promover os valores fundamentais da própria inclusão.
O âmbito do trabalho envolvido nestas atividades incluirá a promoção de atividades e projetos que ajudem os jovens a adquirir competências sociais e a desenvolver a cidadania ativa. O objetivo último é o de promover a inclusão social e atitudes de não discriminação em relação a culturas, género, raça, religião, deficiências, orientação sexual, idade ou qualquer outra categorização.
Ao longo de 2017, colocaremos este tema em destaque nas nossas atividades eTwinning: desde workshops e conferências, a campanhas de comunicação, publicações e artigos em destaque no portal.
Acreditamos na colaboração europeia e se ainda não o fez, encorajamo-lo(a) a inscrever-se no eTwinning, e a participar nas nossas atividades em 2017. Aguardamos ansiosamente o início de um novo ano, pleno de trabalhos empolgantes, envolvendo os nossos parceiros, professores e alunos em projetos inovadores e gratificantes.
Fonte: eTwinning
Sem comentários:
Enviar um comentário