quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Diferenciação e aprendizagem personalizada para alunos com necessidades específicas

A diferenciação e a aprendizagem personalizada são estratégias para garantir que os alunos com necessidades educativas especiais (NEE) possam aceder ao currículo da forma correta e atingir o seu potencial.

  • A diferenciação implica a adaptação dos métodos de ensino, dos recursos e da avaliação às capacidades, interesses e estilos de aprendizagem de diferentes grupos de alunos, a fim de atingir objetivos de aprendizagem comuns.

A diferenciação é um método de conceber e fornecer instrução para melhor atingir cada aluno. Os professores podem diferenciar o conteúdo, o processo, os produtos e/ou o ambiente de aprendizagem, recorrendo à avaliação contínua e ao agrupamento flexível (Tomlinson, 2014). A diferenciação nas práticas dos professores tem em conta as diferenças dos alunos e faz corresponder os conteúdos curriculares e os métodos de ensino aos estilos de aprendizagem e às necessidades dos alunos. Pode centrar-se no input, na tarefa, no resultado, no output, na resposta, nos recursos ou no apoio. No entanto, há que ter cuidado para que a diferenciação não conduza a expectativas mais baixas e à segregação do sistema regular. Deve oferecer uma gama de tarefas diferenciadas a todos os alunos da turma, dando-lhes a possibilidade de escolherem o que fazem e como respondem.

  • A aprendizagem personalizada vai mais longe, centrando-se nos pontos fortes, nos pontos fracos e nas preferências de cada aluno, para uma abordagem personalizada da educação que dá ênfase à participação do aluno.

Um processo de adaptação da educação à situação, às caraterísticas e às necessidades atuais de um aluno, para ajudar a alcançar os melhores progressos e resultados possíveis. A aprendizagem personalizada pode incluir a personalização do currículo, dos cursos, dos materiais e atividades de aprendizagem e das diferentes formas de apoio à aprendizagem. Cada aluno recebe uma educação adaptada às suas caraterísticas e necessidades individuais. Aprendem de uma forma que lhes é mais adequada, resultando em diferentes experiências de aprendizagem para cada aluno (Adaptado de Seel, 2012 in UNESCO-IBE, Glossário de Terminologia Curricular).

A personalização implica trabalhar em estreita colaboração com os pais e as famílias para responder a quaisquer necessidades de apoio de forma holística. A personalização não é a “individualização da aprendizagem”, que é essencialmente uma ação orientada pelo professor. A participação e o envolvimento dos alunos na tomada de decisões são cruciais para distinguir as duas abordagens. A personalização exige que os alunos reflitam num processo interativo - cocriando a aprendizagem com o professor mas, com o tempo, assumindo uma responsabilidade crescente e gerindo a sua própria aprendizagem (no quadro do currículo e das normas do país) (Agência Europeia, 2012b).

Um mosaico de estratégias

Ao utilizar um ensino diferenciado para alunos com NEE, os professores podem ajustar o ritmo do ensino, fornecer materiais alternativos ou utilizar técnicas de ensino que respondam a diferentes necessidades.

Por exemplo, um professor pode diferenciar ou modificar o processo de aprendizagem de diferentes formas:

  1. Ambiente: ruído, lugares sentados, níveis de luz, proximidade do professor;
  2. Conteúdo: resumos, pistas visuais;
  3. Processo: audição, leitura, atividades, diagramas;
  4. Avaliação: modificar os métodos, mas não os critérios.

Percursos de aprendizagem para cada aluno

A norma de aprendizagem personalizada para os alunos com NEE é o plano educativo individualizado (PEI). Trata-se de um documento escrito preparado para um aluno específico que especifica os seus objetivos de aprendizagem ao longo de um determinado período de tempo e as adaptações, estratégias de apoio e tecnologias de assistência de que poderá necessitar.

Os alunos com dislexia podem ter dificuldades na literacia, o que os pode colocar em risco de exclusão. O projeto iRead visa desenvolver tecnologias de aprendizagem personalizadas para apoiar as competências de leitura. O seu software de aprendizagem combina aplicações de aprendizagem personalizadas e ferramentas de ensino para avaliação formativa.

Apoiado pelo programa Accelerator da Plataforma Europeia para a Educação Digital, o Scoolsy é uma plataforma de gestão da aprendizagem personalizada criada por professores. Oferece uma ferramenta fácil para criar planos de aprendizagem individuais e permite aos professores acompanhar os progressos individuais.

Adaptar o ensino através de objetivos individualizados, métodos de ensino variados e recursos adequados ajuda a melhorar os resultados académicos e promove a confiança e a independência dos alunos com NEE. A adoção destas abordagens garante que todos os alunos têm a oportunidade de prosperar e atingir o seu pleno potencial num ambiente de apoio e compreensão.

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com

Fonte: European School Education Platform

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