segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Duas autarquias do distrito de Leiria premiadas pela inclusão de pessoas com deficiência

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) distinguiu a Junta de Freguesia de Ferrel e a Câmara Municipal de Peniche com a “Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2023”, atribuída às entidades que, “através de práticas inclusivas de pessoas com deficiência, abrem portas à diferença, para tornar o mundo um lugar melhor para todos”.

“Receber esta distinção é fantástico, é o reconhecimento público da prática de medidas inclusivas através das quais esta autarquia pauta a sua atuação e que foi, desde o início, uma preocupação para todos nós”, disse a vereadora da câmara de Peniche, Ana Rita Petinga, após a 4ª edição do prémio, na terça-feira, dia 28, no Museu da Eletricidade, em Lisboa.

“Este reconhecimento é um grande motivo de orgulho, porque acaba por dizer-nos que o rumo traçado é o correto”, adiantou a vereadora, deixando também “os parabéns à freguesia de Ferrel pelo trabalho desenvolvido neste âmbito. É um passo importante para Ferrel e um exemplo para as outras freguesias do concelho, do oeste e do país”.

O presidente da Junta de Freguesia de Ferrel, Pedro Barata, destacou que “a inclusão de profissionais, a criação de condições de acessibilidades e a valorização e criação de condições para a população com necessidades especiais deve ser uma missão coletiva da comunidade”.

No caso da freguesia de Ferrel, “foi premiada pelos seus resultados nos últimos dois anos: WC adaptados, acessibilidades de edifícios, sinalética Braille, 1,25 km de passeios pedonais e a profissionalização de mais de 10 pessoas”, explicou.

“Mais do que fotografias fortuitas com pormenores insignificantes que não melhoram a vida das comunidades, é importante que as políticas públicas que produzimos se reflitam na vida das comunidades e sejam comprovadas com métricas reconhecidas”, adiantou Pedro Barata.

O IEFP distinguiu 54 entidades e sete mereceram a nota de “Excelência” pelo desenvolvimento de práticas inclusivas de pessoas com deficiência.

O Prémio MEEI foi criado para “distinguir as empresas que, através de práticas inclusivas de pessoas com deficiência, abrem portas à diferença, para tornar o mundo um lugar melhor para todos”, pretendendo-se a “a promoção de uma cultura de inclusão, de acesso das pessoas com deficiência ao emprego, em condições de igualdade com os demais cidadãos”.

Sem comentários: