quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Um quadro de valores e competências para a inclusão para os profissionais da educação

A Agência Europeia para as Necessidades Educativas e Educação Inclusiva publicou um Perfil para a Aprendizagem Profissional de Professores Inclusivos, que apresenta uma estrutura para a inclusão de todos os profissionais da educação. Descreve as características essenciais da aprendizagem profissional para todos os profissionais da educação que trabalham na educação inclusiva.

Resultado final do projeto Aprendizagem Profissional de Professores para a Inclusão (TPL4I), o novo Perfil é o resultado de várias atividades do TPL4I, incluindo uma análise de políticas em 26 países membros da Agência e um documento de trabalho conceptual . Uma pesquisa, grupos focais e workshops exploraram as estruturas existentes usadas por diferentes profissionais da educação (professores em diferentes momentos de suas carreiras e outros). Eles examinaram a relevância dos valores centrais e áreas de competência nessas estruturas existentes, incluindo o Perfil de Professores Inclusivos de 2012 da Agência. Os participantes também discutiram o uso potencial de um perfil para a aprendizagem profissional de professores inclusivos em diferentes níveis – profissional, escolar, comunitário e político.

O Perfil resultante apresenta uma nova estrutura de valores centrais e áreas de competência. Descreve as atitudes, conhecimentos e compreensão considerados essenciais para todos os profissionais da educação que trabalham na ou para a educação inclusiva em todos os níveis do sistema educacional. Em particular, destaca a aprendizagem profissional colaborativa nos níveis escolar e comunitário como uma forma crucial de desenvolver a agência de equipe para a inclusão.

Em resposta às questões levantadas no documento de trabalho conceitual, o Perfil também identifica as principais características da aprendizagem profissional que facilitam a educação inclusiva. Ele descreve a importância de examinar as estruturas existentes para garantir que atendam aos requisitos essenciais do aprendizado profissional para inclusão e ilustra as oportunidades de aprendizado profissional para inclusão em todos os níveis do sistema educacional.

O Perfil está disponível para download em PDF no site da Agência. A estrutura de valores centrais e áreas de competência, que é central para o Perfil, também está disponível como um documento separado do Word. Isso pode ser usado para desenvolver ou alinhar estruturas nacionais para inclusão e será traduzido ainda este ano para todos os idiomas dos países membros da Agência.

Sem comentários: