quarta-feira, 24 de março de 2021

Livros digitais podem prejudicar a aprendizagem das crianças

Afinal, qual é o formato de leitura mais adequado para as crianças? Quando se trata de ler em papel ou no ecrã as opiniões dividem-se.

Um estudo realizado pela Universidade de Stavanger, na Noruega, e The Open University, na Grã-Bretanha, e publicado na revista Review of Educational Research alerta que os livros digitais podem mesmo prejudicar a aprendizagem das crianças.

Os pesquisadores descobriram que, em geral, os pequenos leitores têm menos probabilidade de entender livros ilustrados quando leem uma versão digital. No entanto, se os livros digitais apresentarem conteúdos que reforcem a história, podem superam os livros impressos.

“A ampla disponibilidade de opções de leitura digital e a tradição de livros impressos infantis levantam a questão de qual formato de leitura é mais adequado para a aprendizagem das crianças”, afirmou a coautora do estudo Natalia Kucirkova.

“Se quisermos apoiar todas as crianças, precisamos entender o impacto dos livros digitais e torná-los de maior qualidade. Os livros digitais têm baixo custo de acesso e, portanto, estão mais prontamente disponíveis para alunos de origens desfavorecidas. Além disso, podemos personalizar livros digitais para o nível de aprendizagem de uma criança, incluindo recursos interativos responsivos à criança“, acrescentou.

Fonte: Delas

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