quarta-feira, 24 de março de 2021

A minha primeira exposição a um estudante que utilizava comunicação aumentativa e alternativa (AAC) foi quando lecionei numa sala de aula autónoma de educação especial específica para deficientes. O aluno, Ringo, tinha um dispositivo como um pequeno portátil que usava para escrever palavras e frases, que eram ditas em voz alta pelo dispositivo. Quando Ringo recebeu o dispositivo, não recebi muita formação para além de algumas consultas com o patologista da fala e da linguagem e uma palmadinha nas costas para boa sorte.

Após 13 anos na sala de aula, apercebo-me agora do que gostaria de saber nessa altura: Os alunos que não podem confiar na fala para serem compreendidos não precisam de ser educados em salas de aula segregadas. E para educadores que têm estudantes que necessitam de apoio de comunicação, a formação ou preparação não tem de ser complexa.

Estima-se que 1,3 por cento dos americanos não podem satisfazer de forma fiável as suas necessidades diárias de comunicação utilizando a fala natural. Com as escolas a educar cada vez mais os estudantes com deficiência em salas de aula inclusivas, os educadores irão provavelmente deparar-se com pessoas que necessitam ou usam AAC na sua sala de aula como parte de um modelo de coensino ou com a assistência de um paraprofissional.

Eis quatro formas de os educadores se poderem preparar para os estudantes que necessitam de AAC.

1. FAMILIARIZAR-SE COM A AAC

De acordo com a comunicação sem fins lucrativos First, AAC é qualquer método de comunicação utilizado por pessoas com deficiência da fala ou da comunicação para complementar ou substituir a fala verbal. Pode incluir ajudas não técnicas (como apontar, gesticular, ou assinar), opções de baixa tecnologia (como um quadro de papel com palavras, letras e símbolos), ou soluções de alta tecnologia (como um computador com software text-to-speech).

Alguns estudantes utilizarão AAC a toda a hora, outros apenas em determinadas situações. E enquanto algumas pessoas pensam que a utilização da AAC pode limitar os estudantes, a utilização de um sistema de comunicação só dá poder a pessoas que de outra forma não se expressariam de forma fiável.

2. VER AAC EM AÇÃO

Há exemplos na televisão e nos filmes de pessoas que utilizam a AAC que a comunidade com deficiência tem planeado universalmente, mas felizmente há também alguns retratos autênticos. Uma das melhores formas de aprender mais sobre as pessoas com deficiência é ouvir diretamente delas ou interagir com os meios de comunicação social fortemente influenciados pela sua voz. Aqui estão alguns filmes e curtas-metragens para começar.

Oiça (2021): Uma curta-metragem feita por e com pessoas autistas não-falantes.

The Reason I Jump (2021): Uma longa-metragem baseada na biografia de Naoki Higashida, que é autista e não-falante.

Loop (2020): Uma curta-metragem de Pixar e Disney destaca Renee, uma rapariga autista não falante que faz amizade com Marcus, um rapaz falante, quando os dois vão juntos fazer canoagem no acampamento.

Thasya (2012): Esta curta-metragem poderosa é um perfil de Thasya Lumingkewas, uma rapariga autista de 8 anos de idade.

Carr Brackett (2008): Nesta curta-metragem, Carr, um jovem com síndrome de Down, usa o seu AAC para apoiar as suas necessidades de comunicação numa sala de aula de educação geral.

3. USE A CARTA DE DIREITOS DE COMUNICAÇÃO COMO GUIA

Publicada pela primeira vez em 2016, a Carta dos Direitos de Comunicação do Comité Nacional Misto para as Necessidades de Comunicação das Pessoas com Deficiências Graves declara que "todas as pessoas com uma deficiência de qualquer extensão ou gravidade têm o direito básico de afetar, através da comunicação, as condições da sua existência". A lista de direitos, que consiste em 15 pontos a considerar pelos educadores, centra-se na dignidade e respeito da pessoa com necessidades de apoio à comunicação.

O primeiro ponto, "interagir socialmente, manter a proximidade social, e construir relações", é um ponto importante para os professores implementarem. Os professores podem ser intencionais na inclusão dos utilizadores da AAC em grupos onde há alunos que aceitam as diferenças para ajudar a facilitar as amizades.

Se incluir interações planeadas em aulas onde o utilizador AAC pode "fazer comentários e partilhar opiniões", pode alinhar-se com os objetivos da Carta de Direitos. Por exemplo, durante uma revisão de uma passagem de leitura, dar ao utilizador AAC tempo para elaborar a sua resposta a uma pergunta e chamá-los a uma hora pré-determinada. Quando se lhes dá tempo para processar, podem estar preparados com a sua resposta. O tempo de espera beneficia todos os alunos, pelo que esta é uma boa ideia em qualquer sala de aula.

Outra coisa crítica a considerar é o direito de um estudante "recusar ou rejeitar objetos, ações, eventos, ou escolhas indesejáveis". Tal como os estudantes que utilizam o discurso natural, se um utilizador de AAC se recusar a participar numa atividade de sala de aula, há tipicamente uma razão. Os educadores podem fazer um esforço para perguntar diretamente ao aluno como é que este pode sentir-se mais confortável a participar na atividade.

4. ESTRATÉGIAS PRÁTICAS PARA PROMOVER A COMUNICAÇÃO PARA TODOS OS ESTUDANTES

O apoio aos estudantes que utilizam AAC não tem de ser complicado:
  • Os estudantes devem ter sempre acesso aos seus sistemas de comunicação.
  • Os estudantes são mais propensos a comunicar e a participar quando as atividades são motivadoras ou se relacionam com as suas paixões e interesses.
  • Oportunidades frequentes de praticar utilizando o seu AAC ajudam as crianças a aprender a comunicar em vários contextos e com várias pessoas.
  • As pessoas que utilizam a AAC podem necessitar de mais tempo de espera para preparar uma resposta, por isso, é preciso ser paciente.
  • Quando os professores honram a comunicação dos alunos, ensina-lhes e aos outros alunos que os respeitamos e à sua voz.
  • Fale diretamente com o utilizador da AAC, não com a sua pessoa de apoio (se a tiver). E se os estudantes trabalharem em grupo, orientem todos no grupo a falar diretamente com a pessoa que utiliza a AAC.
Os estudantes que não podem confiar principalmente na fala para comunicar são muitas vezes os primeiros a serem colocados em salas de aula de educação especial segregadas. Mas o que aprendi com Ringo é que o apoio à comunicação pode acontecer no estabelecimento da educação geral - basta ter vontade de ouvir.

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator

Fonte: edutopia

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