segunda-feira, 30 de julho de 2018

Promover Valores Comuns e Educação Inclusiva

O último evento sob a égide da Presidência búlgara do Conselho da União Europeia realizou-se em 21 de junho de 2018. A conferência intitulada "Rumo a um Espaço Europeu da Educação - Promover Valores Comuns e Educação Inclusiva" foi co-organizada pela Agência. O evento baseou-se em iniciativas cruciais adotadas pelo Conselho em 22 de maio de 2018, descritas na Recomendação do Conselho sobre a promoção de valores comuns, a educação inclusiva e a dimensão europeia do ensino e as conclusões do Conselho sobre uma visão do Espaço Europeu da Educação

Em nome da presidência búlgara, a Sra. Denitsa Sacheva, Ministra da Educação e Ciência da Bulgária, abriu a conferência. Afirmou que a educação inclusiva de alta qualidade - desde a educação infantil até ao ensino superior e à aprendizagem ao longo da vida - é uma prioridade da presidência búlgara. Na sua opinião, a educação é a solução mais sustentável para "salvar o mundo". No entanto, isso só funcionará se os conceitos "se transformarem em ação" e, portanto, ela instou os Estados Membros a unirem esforços para implementar as Recomendações do Conselho.

Na sua intervenção em vídeo, Tibor Navracsics, Comissário Europeu para a Educação, Cultura, Juventude e Desporto, enfatizou a importância de promover valores comuns, criar um sentimento de pertença e dar uma oportunidade justa a todos os alunos, independentemente das suas necessidades educativas e do seu meio social. 

As discussões da primeira sessão concentraram-se nos principais conceitos presentes na Recomendação do Conselho, tais como valores comuns, sentido de pertença, participação, educação inclusiva e dimensão europeia do ensino. Um jovem estudante italiano compartilhou sua própria experiência pessoal sobre a inclusão na sua escola e concluiu que as escolas deveriam ser o primeiro lugar de inclusão. 

Os intervenientes na segunda sessão, moderados por Cor J.W Meijer, Diretor da Agência, examinaram exemplos práticos de implementação de valores comuns e educação inclusiva. Esta sessão começou com a participação de uma jovem estudante do Kosovo, que falou sobre a experiência dela e dos seus amigos como estudantes estrangeiros na Bélgica. 

Um exemplo específico de cooperação política bem-sucedida e de trabalho de intercâmbio entre países foi compartilhado por Alen Kofol, representante do Ministério de Educação e Desporto da Eslovénia. Ele falou sobre o projeto Políticas de Financiamento da Agência para Sistemas Educacionais Inclusivos (FPIES), no qual esteve envolvido como representante dos Parceiros de País, juntamente com colegas dos Ministérios da Educação na Itália, Lituânia, Holanda, Noruega e Portugal. 

Ana Magraner, Presidente da Agência, encerrou a reunião, concluindo que o evento proporcionou uma grande oportunidade para discutir o que a implementação de valores dentro da educação inclusiva significa tanto ao nível político como prático.

Fonte: eBulletin da European Agency for Special Needs and Inclusive Education

Sem comentários: