sexta-feira, 13 de julho de 2018

Castelo Branco: Desporto Adaptado da APPACDM obteve vários títulos

No passado mês de junho a APPACDM de Castelo Branco participou e organização vários eventos desportivos, das modalidades de Ténis de mesa e Natação.

O mês de junho começou com a organização do III Campeonato Nacional de Ténis de Mesa dos Special Olympics Portugal, uma parceria entre a instituição albicastrense, o Agrupamento de Escolas Amato Lusitano e a Escola Superior de Educação do IPCB.

No referido evento participaram cerca de 45 atletas de várias instituições do país: APPACDM de Castelo Branco, AACCB (Castelo Branco), APPACDM do Fundão, CerciG (Guarda), Colégio Claparède (Lisboa), Vários (Tondela), União Desportiva Para a Inclusão (Setúbal) e Vilarregense Futebol Clube (Vila de Rei), bem como 18 voluntários e 19 técnicos.

Em termos organizativos, a competição que incluía a vertente individual, pares unified (um atleta com e outro sem incapacidade) e de equipas, desenrolou-se tendo como principal objetivo o princípio da equidade dos participantes e desta forma foram criados 4 níveis competitivos (1 mais elevado e 4 o mais baixo).

Em termos classificativos a equipa da APPACDM de Castelo Branco sagrou-se campeã de equipas, e conseguiu obter vários 1º, 2º e 3º lugares nas categorias de individual e pares unified.

No entanto, as provas de desporto adaptado não se ficaram por aqui. A equipa de natação adaptada, participou em duas provas, em Gouveia e na Moita organizadas pelos Special Olympics Portugal.De salientar, que os atletas conseguiram alcançar vários lugares de destaque, bem como quebrar alguns dos seus recordes pessoais.

O movimento Special Olympics privilegia, para além da vertente competitiva, o desenvolvimento das competências sociais e pessoais dos atletas. Assim, foram proporcionados momentos de convívio e socialização, bem como uma experiência diferente para os atletas albicastrenses.

Fonte: Diário Digital de Castelo Branco por indicação de Livresco

Sem comentários: