terça-feira, 29 de novembro de 2016

Matemática: alunos portugueses do 4.º ano passam à frente dos finlandeses

Portugal ficou à frente da Finlândia nos resultados obtidos pelos alunos do 4.º ano nos testes internacionais de Matemática promovidos pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), uma cooperativa constituída por organizações públicas e privadas. Este feito foi alcançado em 2015 na sexta edição dos testes que visam avaliar a literacia dos alunos mais novos a Matemática e Ciências, que são conhecidos pela sigla TIMSS (Trends in International Mathematics and Science Study). 

Estes testes realizam-se de quatro em quatro anos. Por comparação a 2011, a média obtida por Portugal a Matemática subiu nove pontos, estando agora na 13.ª posição de um ranking que lista 49 países e regiões, dois lugares acima do que foi alcançado há quatro anos.

Já a Ciências (Estudo do Meio no currículo português), pelo contrário, registou-se “uma descida significativa”: menos 14 pontos de média e descida da 19.ª posição para a 32ª.


No prefácio à edição portuguesa do TIMSS, que é divulgada publicamente nesta terça-feira em conjunto com o relatório internacional, o presidente do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), responsável pela aplicação nacional destes testes, destaca entre as virtudes deste estudo o facto de ele permitir que se conheça, a cada quatro anos, “com que amplitude se alterou a qualidade do desempenho dos alunos em Matemática e Ciências, no final do 4.º ano de escolaridade”. 

No que respeita a Matemática, a aposta na disciplina feita pelo anterior ministro Nuno Crato parece ter dado resultados. Como também se verificou com o Plano de Acção para a Matemática desenvolvido antes por Maria de Lurdes Rodrigues, que apostou sobretudo na formação de professores e que se traduziu neste salto: entre 1995 e 2011, Portugal subiu 90 pontos na média alcançada no TIMSS. (...)

Fonte: Público

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