quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

SÃO BRÁS DE ALPORTEL INAUGURA NOVA UNIDADE DE ENSINO ESTRUTURADO

No âmbito das Comemorações do Dia Internacional da Deficiência, assinalado de 1 a 5 de dezembro, o município de São Brás de Alportel inaugurou hoje, dia 3, a nova Unidade de Ensino Estruturado – Espetro de Autismo, na Escola E B 2, 3 Poeta Bernardo de Passos.

A cerimónia inaugural contou com a presença da Diretora do Agrupamento José Belchior Viegas, Nídia Amaro, o Vereador da Câmara Municipal, Acácio Martins, em representação da autarquia, o Delegado Regional de Educação do Algarve, Alberto Almeida, a Cândida Castelo Grande, médica do Centro de Medicina de Reabilitação do Sul, a Nélia Capelinha, representante da Associação Portuguesa para as Perturbações de Autismo, bem como alunos, pais e educadores.

A primeira Unidade de Ensino Estruturado foi criada em São Brás de Alportel em 2009, na Escola EB 1 e Jardim de Infância de São Brás de Alportel. A continuidade deste apoio prestado aos alunos com necessidades especiais surge agora com a implementação de uma segunda Unidade de Ensino Estruturado na Escola E B 2 3 Poeta Bernardo de Passos, no sentido de acompanhar estes jovens que prosseguem os seus estudos.

O autismo caracteriza-se por uma desordem global do desenvolvimento, podendo manifestar-se através da dificuldade de comunicação ou interação e levando a comportamentos que não se enquadram nos padrões habituais.

Após a visita ao espaço e apresentação de um pequeno filme de sensibilização, a Diretora do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, Nídia Amaro enalteceu a união de vontades, entre Agrupamento (que disponibiliza materiais e instalações), Direção Regional de Educação (faculta os técnicos especializados) e autarquia são-brasense (no apoio financeiro para aquisição de mobiliário e equipamento tecnológico) na conquista de mais um sonho, a inauguração desta Unidade de Ensino Estruturado que visa suprir as necessidades especiais de vários jovens.

Alberto Almeida, Delegado Regional de Educação do Algarve sublinhou a dedicação do município são-brasense às causas da educação inclusiva, encontrando a igualdade na aceitação da diferença.

A autarquia são-brasense investiu cerca de 1.500,00€ para dotar este espaço de mobiliário e equipamento adequado à realização de tarefas específicas com os jovens. Em representação da Câmara Municipal, o Vereador Acácio Martins sublinhou que “a qualidade da educação continua a ser um dos principais pilares de desenvolvimento do município. Esta unidade reflete um esforço conjunto e significa a conquista de mais um passo no sentido da inclusão e da igualdade de oportunidades. É fundamental conseguirmos dar resposta aos alunos com necessidades educativas especiais de caráter permanente e esta Unidade de Ensino Estruturado visa garantir os apoios educativos e a compensação pedagógica necessários para que estes jovens consigam ter o sucesso escolar pretendido.”

Fonte: Local.pt por indicação de Livresco

Sem comentários: