terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Ensino da Língua Gestual Portuguesa é fundamenta​l para integração na sociedade

O Município de Braga associou-se, nesta quarta-feira, 19 de Novembro, às comemorações do Dia Nacional da LGP – Língua Gestual Portuguesa, assinalado na Escola Secundária D. Maria II, escola de referência para a educação bilíngue de alunos surdos, no Minho.

Realizado todos os anos desde a instituição do estabelecimento de ensino como referência, o encontro da comunidade surda do agrupamento, assim como de pais, professores e técnicos, tem como intuito “valorizar e lembrar a importância da LGP”.

Luísa Campos, coordenadora do Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas D. Maria II, explicou que o encontro congrega atividades dinamizadas pelos alunos, dentro das escolas de referência pertencentes ao agrupamento, como a apresentação de vídeos das atividades feitas nas escolas e a celebração da língua gestual e da cultura que ela veicula.

“A palestra «A LGP nas Nossas Mãos – Promover e Defender a LGP» é o reflexo do nosso desejo de que os nossos alunos surdos realizem o seu potencial como seres humanos. O nosso principal objectivo é o crescimento e evolução destes alunos e, por outro lado, queremos também mostrar que estamos contentes com as mudanças que a sociedade tem feito para se adaptar às suas necessidades”, referiu a coordenadora.

O Agrupamento de Escolas D. Maria II é o único de referência para educação bilíngue de alunos surdos no Minho, sendo que a EB 2,3 de Lamaçães o é desde 1997, data da instituição, na Constituição Portuguesa, da LGP como idioma oficial nacional. No Norte do país existem mais três escolas de referência para educação bilíngue de alunos surdos, Eugénio de Andrade, Alexandre Herculano e Soares dos Reis, todas no distrito do Porto.
 
Fonte: Braga TV por indicação de Livresco

Sem comentários: