sexta-feira, 16 de maio de 2014

Sociedade do Reino Unido ainda negativa em relação às pessoas com deficiência

O e-Include, the e-journal of Inclusion Europe publicou um artigo sobre as atitudes dos britânicos face aos cidadãos portadores de deficiência.
Embora passos importantes tenham sido tomados nos últimos vinte anos para a inclusão social das pessoas com deficiência, um relatório publicado recentemente pelo Scope, uma organização britânica de apoio aos direitos das pessoas com deficiência, mostra que muito mais precisa de ser feito.
A Scope realizou uma investigação durante dois anos sobre as atitudes que pessoas sem deficiência têm para com as pessoas com deficiência e o impacto que eles têm sobre estes últimos. Os resultados revelam que, mesmo se a legislação da igualdade tem sido aplicada, os espaços públicos tornados acessíveis e haja, inegavelmente, mais oportunidades disponíveis para as pessoas com deficiência do que no passado, as atitudes negativas ainda permanecem na sociedade.
O estudo descobriu que 57% dos participantes acreditam que o preconceito em relação às pessoas com deficiência ainda existente na sociedade britânica, com mais de 28% concordando que há uma quantidade considerável. Além disso, 40% dos entrevistados disseram ver as pessoas com deficiência como menos produtivas e quase 8 em 10 pensavam que exigiam cuidados. Essas atitudes não passam despercebidas pelas pessoas com deficiência.

Para ler o estudo e aprofundar o tema, continuar aqui (texto em inglês).

Sem comentários: