sábado, 10 de maio de 2014

Jovem deficiente ganha «mão» feita com impressora 3D

A estudante Kylie Wicker, de 9 anos, recebeu recentemente uma mão protética fabricada por uma impressora 3D. A máquina de 2.000 dólares havia sido doada para um colégio, e o molde foi baixado da Internet. Com isso, diz a cadeia ABC, a prótese da menina que nasceu sem os dedos da mão esquerda custará 10 dólares.

Jeromy and Sharon Wicker, os pais de Kylie, já haviam tentado comprar um aparelho parecido, mas era muito caro - o modelo da impressora 3D utilizado pela jovem tem um sistema de fios, que abre e fecha os dedos de acordo com os movimentos da mão.

Como o convénio só cobria 80% do valor, eles decidiram esperar até que a menina crescesse, para adquirir uma prótese definitiva. Segundo o site Business Insider, uma peça dessas pode custar 50 mil dólares.

A situação agravou-se no começo deste ano, quando a menina virou alvo de piadas na escola por causa da sua deficiência física. Jeromy, então, encontrou na Internet o vídeo de um pai que usou uma impressora 3D para fazer a prótese do seu filho – o menino tinha um problema semelhante ao de Kylie.

Depois, ele procurou no Google impressoras 3D na sua região e descobriu que os alunos do colégio Boylan haviam recebido uma máquina como doação - a família mora em Rockford (Illinois, EUA). «Enviei um e-mail para a escola e eles escreveram-me alguns dias depois, a dizer que já estavam a trabalhar nisso», contou o pai à ABC.

O professor Bud May, responsável pelas aulas que envolvem a impressora 3D, disse que não sabia nada sobre próteses feitas com essa tecnologia. «Encontrei as instruções online. Perguntei à classe se eles estavam interessados [em ajudar] e obtive um sim unânime», contou.

O projecto foi baixado do site Robohand e sofreu algumas alterações, para que se encaixasse na mão de Kylie. Como a jovem terá duas próteses, uma rosa e uma roxa, o total gasto no projecto será de 20 dólares. As peças foram entregues no início de Maio.

«Ela não para de falar nisso. Foi algo importante para os alunos também. Quantas pessoas podem dizer que criaram uma mão para uma jovem? Foi óptimo para todos», disse Sharon, a mãe de Kylie, à ABC. A estudante agora planeia ajudar outras crianças com problemas físicos parecidos.
In: Diário Digital por indicação de Livresco

Sem comentários: