terça-feira, 20 de maio de 2014

Apresentação do Programa Nacional de Desporto para Todos

A Maia, Cidade Europeia do Desporto, apresentou hoje o Programa Nacional de Desporto para Todos, uma iniciativa desenvolvida pelo Governo em estreita colaboração com diversos agentes desportivos.

O objetivo principal deste programa orienta-se na promoção da atividade desportiva direcionada para toda a população, enquanto instrumento essencial para o incremento da melhoria da qualidade de vida e da saúde de todos os cidadãos, bem como da sua cultura desportiva.

A cerimónia de apresentação contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, bem como do presidente da Câmara da Maia, António Bragança Fernandes.

Emídio Guerreiro explicou que "este Programa fez parte das propostas eleitorais do partido que hoje está no poder" e admitiu que "vem agora complementar a malha dos programas já existentes".

"Já existem vários modos de financiamento no desporto mas entendemos que era altura de dar um passo à frente e trazer mais pessoas à prática desportiva", salientou ainda.

O secretário de Estado do Desporto esclareceu que o programa assenta em três pilares distintos: "o desenvolvimento desportivo, a educação e formação e a saúde".

Já Bragança Fernandes enalteceu a escolha da cidade da Maia para apresentação do programa e referiu que "não haveria melhor cidade para o fazer uma vez que a Maia partilha amplamente esta visão do desporto para todos".

"Este é um momento importante para o futuro do país. Com este plano o governo demonstra que a atividade desportiva é um meio fundamental para a promoção da qualidade de vida e saúde dos portugueses", começou por referir autarca que esclareceu ainda: "Sempre definimos o desporto como prioridade. Em primeiro lugar porque tem um importante papel no equilíbrio do ser humano, mas é um fator de aprendizagem e, entre outras, é um fator de desenvolvimento económico".

O vereador do Desporto da Câmara da Maia, Hernâni Ribeiro, aproveitou para destacar a nomeação da Maia como Cidade Europeia do Desporto e salientou que "essa nomeação foi um reconhecimento das boas práticas no que diz respeito às políticas desportivas".

"Queremos mais que este reconhecimento. Queríamos que este ano marcasse a vida do nosso município. E tenho a certeza que este ano vai ser um grande sucesso. Muito por responsabilidade da programação que conseguimos conjugar. Vamos ter mais de 240 atividades, que irão fazer com que mais de 100 mil atletas estejam em atividade no nosso concelho", disse.

Nesta sessão estiveram ainda presentes representantes de instituições que apresentaram exemplos de iniciativas e projetos em execução, como foi o caso da Federação Portuguesa de Ciclismo que fez uma breve apresentação do programa Ciclismo para Todos ou da Associação Olhar 21, que abordou o Projeto de Basquetebol Inclusivo Trissomia 21.

In: Porto Canal por indicação de Livresco

Sem comentários: