segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A mobilidade transnacional como espaço de inclusão – vencer as barreiras do desafio!

Este foi o tema tratado no DIA ABERTO COMENIUS, que se realizou no dia 31 de outubro no Auditório Liceu Passos Manuel. Esta iniciativa destinou-se a entidades e indivíduos envolvidos na educação escolar com interesse em conhecer o Programa Comenius, com vista à elaboração de projetos europeus ou à apresentação de mobilidades individuais. 

O dia iniciou com um painel “Inclusão como paradigma face à diversidade de públicos na educação escolar” composto pela: Dr.ª Filomena Pereira, Diretora dos Serviços de Educação Especial e Apoio; pela Prof. Ana Rosa Trindade, Representante da Pró-Inclusão e pela Prof. Dr.ª Sofia Santos, Coordenadora de àreas Erasmos de Reabilitação Psicomotora. 
Seguindo-se o relato de experiências de sucesso de mobilidades transnacionais, com alunos portadores de deficiência: “Quem tem rodas também vai a roma”, “Fashion for people with special needs” e ainda o relato da mobilidade individual da Prof. Gisela Maria Diogo que beneficiou de uma bolsa Comenius para frequentar o Curso “Special Needs and Inclusive Learning” no estrangeiro. 
Por último a equipa da Agência Nacional – PROALV, disponibilizaram-se para dinamizar workshops acerca de cada uma das ações do Programa Comenius: 

PARCERIAS 

  • Parcerias entre Escolas – Multilaterais 
  • Parcerias entre Escolas - Bilaterais 
  • Parcerias COMENIUS Regio 
MOBILIDADES INDIVIDUAIS 

  • Bolsas de Formação Contínua para Pessoal ligado à Educação Escolar 
  • Assistentes COMENIUS 
  • Acolhimento de Assistentes COMENIUS 
MOBILIDADE INDIVIDUAL DE ALUNOS (MIA)

(Pode consular toda esta informação no site da PROALV - http://pt-europa.proalv.pt) 
A preparação do tema solicitado e a reflexão de todos quanto, durante todo o dia, deram o seu contributo no relato de experiências de mobilidade transnacional com alunos com mobilidade reduzida levou-nos a algumas reflexões - a pensar nos desafios e nas soluções… 
A diversidade dos públicos escolares que acedem à escola é uma realidade! Realidade essa que a escola tem manifestado alguma dificuldade em superar! Como agir? 
Sempre que nos deparamos com um obstáculo na nossa vida, qualquer coisa que queiramos alcançar, mas que algo se coloca pelo meio, o que fazemos? Qual é a atitude mais usual? Sentámo-nos à espera que tudo se resolva naturalmente? Deixámos que sejam os outros resolverem por nós? Ou arregaçamos as mangas e vamos à luta? Com certeza que optamos por esta última hipótese! 
Passando esta premissa para o mundo escolar, esta deve a ser a nossa atitude - derrubar barreiras para que consigamos os nossos intentos. Vencer os desafios para que todos, sem exceção, acedam à participação e ao sucesso. 
Um desafio vence-se com trabalho, acreditando no alcance da ideologia, se assim não for o seu empreendedor será, por ironia do destino, um vencido. 
Várias interrogações foram colocadas: Temos as mesmas necessidades? As mesmas capacidades? Gostos? Interesses? Saberes? Filosofias? Ideologias? Temos todos as mesmas condições para alcançar o sucesso? NÃO! 
Então porque insistimos (e a escola insiste e persiste) em tratar de igual forma, se somos todos diferentes? Estaremos a promover a igualdade? Ou, mais uma vez, a reforçar a desigualdade? 
A escola é uma instituição da diversidade, cujo papel passa pela promoção da igualdade de oportunidades… como lidar com isto? Algumas pistas... 
Deixar o modelo do “aluno com defeito” e centrar o paradigma nos contextos; 
Identificar e eliminar as barreiras existentes, mas preferencialmente antever as soluções para as potenciais necessidades (prevenir em vez de remediar); 
Promover práticas de sucesso, diferenciar percursos educativos e profissionais; 
Criar redes de resolução colaborativa de problemas, trabalho em equipa que implique a aprendizagem interescolas; 
E porque não aprender com as escolas de toda a Europa? 
O Projeto Comenius permite isso, de uma forma virtual e também presencial. Permite a mobilidade de professores e de alunos para outros países, outras culturas, outras vivencias, outras práticas pedagógicas, outras perspetivas, outras, outras, outras... 
Colegas! De que estão à espera? O convite à candidatura não tardará a chegar ao site da PROALV (http://pt-europa.proalv.pt/ public/PortalRender.aspx? PageID=2b2206b0-b6aa-11df- 934b-00127991ef2ae) e ele destina-se a todos os professores que tenham interesse em enfrentar este desafio. 
Para angariar parceiros europeus basta fazer a inscrição da escola e o registo do professor no http:// www.etwinning.net/pt/pub/ index.htm, procurar ou propor projetos de interesse e fazer a candidatura, que termina a 21 de fevereiro de 2013! 
Este dia aberto Comenius teve como principal objetivo sensibilizar todos os presentes para fazerem candidaturas que visem a participação local e a mobilidade transnacional de alunos portadores de deficiência. 
Este é o desfaio que é colocado a todas as escolas! 
Desafie os seus limites e concorra! 
Afinal, toda a Europa está à distância de um “click”! 
Ana Rosa Trindade
In Editorial da newsletter da 2ª quinzena de novembro da Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial

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