terça-feira, 7 de abril de 2009

Jovens portugueses sobredotados ganham Mundial de robôs



A modalidade de "Robôs com Pernas" do Campeonato Mundial de Robôs Bombeiros, realizado esta semana no Trinity College, em Hartford (Connetcticut), nos EUA, foi ganha por uma equipa portuguesa do pólo da cidade da Guarda da Associação Portuguesa das Crianças Sobredotadas (APCS).
É a primeira vez que Portugal participa neste campeonato, onde concorreu contra equipas de muitas universidades norte-americanas e de países como a China e Israel.
A equipa lusa constituída por cinco jovens, que também venceu o prémio para "O melhor design do poster de apresentação" do seu robô que apaga velas, recebeu dois prémios pecuniários e um cheque para aquisição de componentes para a construção de robôs.
Este grupo já tinha ganho a edição portuguesa do Concurso Nacional do Robô Bombeiro de 2008, organizado pela Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico da Guarda, nas modalidades "Robôs com Pernas" e "Standard".
Os robôs do Pólo da Guarda da APCS estão equipados com uma inovação tecnológica: a MD8, uma placa de circuito impresso desenhada e construída para permitir o interface de oito sensores digitais.
A MD8 foi criada para funcionar com robôs da Lego e tem como objectivo aumentar a sua capacidade para utilizarem sensores. E foi concebida por Tiago Caldeira e Tiago Gonçalves, ligados ao Projecto de Robótica da APCS.

Sem comentários: