Joan Cruz descobriu, aos 7 anos, que tinha mais dificuldade em ler e escrever do que os seus colegas. Não se tratava de falta de interesse, mas sim de dislexia. Com o diagnóstico e o apoio adequado, iniciou um percurso que o levou a obter o doutoramento em Neurociências. O seu percurso foi marcado pela investigadora Luz Rello e pela sua ferramenta Dytective, que a Fundação «la Caixa» já disponibilizou a 5 795 escolas em toda a Espanha. Hoje, Joan é professor em Huesca e uma referência para jovens com dislexia, como Izan, um dos seus alunos.
«Sou disléxico e sinto-me orgulhoso de o ser. Tenho dificuldade em ler e escrever, mas faço outras coisas espetacularmente bem.» Joan Cruz demorou algum tempo a aprender a direcionar o seu olhar para todas as capacidades que possuía, devido, certamente também, a esse distúrbio de aprendizagem que lhe causou mais do que um problema nas salas de aula antes dos 7 anos.
Agora, aos 29 anos, Joan explica: «Gosto da espontaneidade, da parte criativa do cérebro, relaciono conceitos e sou bastante intuitivo. Consigo perceber muito bem como chegar aos alunos. No meu trabalho atual, isto é uma grande vantagem».
A história deste professor de Ciências da Escola San Viator, em Huesca, marca o fim de um ciclo perfeito: na sua infância, aprender exigia-lhe um esforço extra. «E tive sorte porque o meu diagnóstico foi feito cedo, aos 7 anos. No início, saber o que se tem assusta, porque pensamos: “O que é que isso significa? O que se passa comigo? Sou diferente dos outros”. Depois, sentimos alívio ao perceber que não é culpa nossa, que isso não significa que não nos esforcemos o suficiente.»
Joan Cruz: «Ter um diagnóstico de dislexia é um alívio para todos, tanto para o aluno como para a família».
Ao mesmo tempo, acontece algo crucial: os pais compreendem o que se passa com o seu filho e, a partir desse momento, mudam a sua mentalidade e a sua forma de agir. «Compreendem que o seu filho não é preguiçoso e que, sim, se esforça. Ter um diagnóstico de dislexia é um alívio para todos, tanto para o aluno como para a família», afirma Joan.
A vida deste professor ficou marcada por um antes e um depois no dia em que conheceu Luz Rello, linguista, doutorada em Ciências da Computação pela Universitat Pompeu Fabra de Barcelona, a quem foi diagnosticada dislexia aos 10 anos. Joan destaca que Luz encara a dislexia «com muito carinho» e um profundo respeito. A sua admiração pela investigadora vai além: «A Luz foi a minha luz, literalmente. Foi a primeira pessoa fora da minha família que acreditou que eu era capaz de alcançar o que quisesse».
Rello é a fundadora da Change Dyslexia e co-criadora do Dytective, a ferramenta digital cientificamente validada em espanhol e destinada a promover a inclusão educativa através do estímulo à leitura e à escrita em alunos com e sem dificuldades nesta área, incluindo a dislexia. A ferramenta já está presente em mais de 5 700 estabelecimentos de ensino em toda a Espanha, graças ao apoio da Fundação «la Caixa».
Joan participou como voluntário no Dytective na sua versão em espanhol. Além disso, colaborou também na elaboração dos testes para a versão em catalão. Joan viu a ferramenta e a sua metodologia crescerem. Ao entrar em contacto com a Change Dyslexia, Joan começou a trabalhar no que, na sua opinião, é o ponto de partida «básico»: «Aceitar que há coisas que não me saem tão bem e normalizar isso». Para Joan, isto tem uma importância transcendental: «Quando te amas tal como és, isso dá-te autenticidade».
Após as palestras e jornadas para as quais Luz o convidou, o jovem constatou que havia outras pessoas como ele, que tinham de se esforçar o dobro ou o triplo para chegar onde outros chegam com maior facilidade, mas que, mesmo assim, também conseguiam alcançar os seus objetivos. «Nunca teria imaginado estar onde estou agora», reconhece Joan, após um processo que foi «longo», como ele próprio admite, mas que o levou a obter o doutoramento em Neurociências na Universidade do País Basco (EHU) e a tornar-se professor nas salas de aula do San Viator. A experiência de ingressar em 2025 como tutor do Programa de Aprendizagem Inclusiva (PAI) neste centro proporcionou-lhe uma «satisfação» imensa.
Uma ferramenta que promove a igualdade na educação
Estima-se que a dislexia afete cerca de 10 % dos alunos e que, sem uma abordagem adequada, possa reduzir o seu desempenho académico e aumentar o risco de abandono escolar.
Para reduzir as barreiras socioeconómicas que dificultam o acesso à reeducação, o apoio da Fundação «la Caixa» permite que as escolas do ensino básico e secundário de toda a Espanha tenham acesso gratuito ao Dytective.
Desde o início da colaboração, a ferramenta já foi implementada em 5 795 estabelecimentos de ensino em Espanha, ou seja, 1 em cada 4, e chegou a mais de 73 100 alunos. Desde o ano letivo passado e durante os próximos 4 anos, a entidade destinará até 2,2 milhões de euros para disponibilizar gratuitamente o Dytective a todas as escolas de Espanha, com potencial para chegar a 2,7 milhões de alunos. Entre os muitos exemplos de estabelecimentos de ensino que apostam no Dytective, destacam-se a escola rural de Alpartir (Saragoça) e a escola de San Viator.
A trajetória de Izan com o Dytective
Izan Bonilla foi aluno do Joan no ano letivo passado. Este aluno de 14 anos sabe, desde os 5 anos, que tem dislexia e esforça-se para não desistir dos estudos, embora reconheça que houve um momento em que se sentiu tão sem forças que duvidou de conseguir. «Tinha dificuldade em compreender as palavras que lia, misturava-as e confundia-as. E, no final, o exame saía-me desastrosamente mal. Pensei que estudar não era para mim».
Por experiência própria, aconselha as crianças que estão agora a descobrir que têm dificuldades em ler e escrever a não se deixarem levar pela impressão inicial. «No início pode parecer assustador e é claro que vais ter dificuldades, mas quando conseguires melhorar na tua área de dislexia, vais conseguir tudo o que te propores».
O adolescente mostra como funciona a ferramenta, que é muito intuitiva, e como regista cada um dos seus progressos. O método de aprendizagem com o Dytective é simples, utilizando um tablet. Contém mais de 42 000 exercícios em espanhol e mais de 28 000 em catalão, que se adaptam ao perfil de cada aluno. O progresso é gradual; o próprio aluno pode verificar os resultados em primeira mão, uma vez que avança de forma autónoma. Izan ordena sintagmas, grafias, números…
O seu exemplo, a sua «Luz Rello» neste caso, é Joan Cruz. «Se ele conseguiu, porque não eu?», pergunta-se e repete hoje em voz alta. «Nunca fui de ler. Tal como com as outras crianças, os meus pais também me pressionavam para que o fizesse.» Era-lhe muito difícil, admite Izan. «Então, o Joan emprestou-me uns livros, uma banda desenhada com um boneco que vive várias aventuras… e li a série em cinco dias. Ele não me pressionou, fui ao meu ritmo.»
Quando me deram a ferramenta Dytective, pensei o mesmo: «Mais uma coisa com que me vão pressionar». O jovem com dislexia temia a frustração até que observou os resultados por si próprio. «Da primeira vez custa imenso, mas depois ganhas ritmo e já não paras.»
Antes disso, o Izan também percorreu o seu próprio caminho. Foi na escola primária que passou por momentos mais difíceis. No ano passado, o Joan apresentou-se aos alunos com um conjunto de diapositivos. Foi mostrando-os um a um, revelando os seus gostos pessoais e passatempos, como o desporto, até chegar ao último: «Sou disléxico», admitiu o professor, revelando a sua grande vulnerabilidade. Foi então que Izan pensou: «E eu também», pelo que começou a perguntar ao professor aquilo que não se tinha atrevido a expressar até aquele dia, para não ficar mal visto pelo grupo ou por causa do «medo» de que o rotulassem de preguiçoso ou de pouco aplicado.
Diz isto enquanto utiliza o Dytective com total desenvoltura e segurança. «Também canta muito bem», lança o seu professor de Música, observando os progressos sociais que o Izan tem vindo a fazer. Ao descobrirem o que lhes acontece, a máscara da vergonha perante os outros também cai. Se a fragilidade já não é tal, então, por que não ser quem se é?
Tratar a dislexia desde as primeiras fases é fundamental para melhorar tanto o desempenho escolar como o bem-estar social dos alunos. De facto, a utilização do Dytective na sua versão em espanhol demonstrou cientificamente melhorias nos resultados dos exames externos da LOMCE em Língua e Inglês, tanto no 3.º como no 6.º ano do ensino básico, de acordo com uma investigação liderada por Almudena Sevilla e Ismael Sanz Labrador. Além disso, um estudo observou avanços significativos em aspetos não cognitivos, como a autoestima, a perseverança e o autocontrolo.
A transformação após o diagnóstico
Joan mostra-se orgulhoso do seu aluno, em quem, por razões mais do que evidentes, se vê refletido. «Essa espontaneidade que o Izan tem, a sua naturalidade, a sua vontade… lembram-me que uma das grandes forças que a dislexia nos dá é a de não desistir. Eu não tinha medo de não vir a ser um bom cientista, mas sim de não vir a ser um bom professor. Quero retribuir o que estes anos me deram e dar esperança aos meus alunos disléxicos, mesmo que estejam a passar por momentos difíceis».
O Izan é a prova viva de que isso é possível. «O Joan ajudou-me a mudar a minha forma de pensar e a lidar melhor com os problemas relacionados com a dislexia. Ele aproxima-se de mim, explica-me as coisas, compreende que tenho dificuldades e ajuda-me.» Agora «tenho grandes ambições», acrescenta o rapaz.
Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com
Fonte: Fundación La Caixa
Sem comentários:
Enviar um comentário