A diversidade do panorama educativo está a aumentar; no entanto, os alunos oriundos de meios desfavorecidos e aqueles que sofrem discriminação ou tratamento desigual apresentam um desempenho desproporcionalmente inferior nas escolas. Igualdade, equidade e inclusão são princípios fundamentais da União Europeia. Tornaram-se também tópicos-chave do discurso da ciência educacional e uma prioridade política em toda a Europa. Este relatório investiga políticas e medidas nacionais/de nível superior em 39 sistemas educativos europeus, que abordam a discriminação e promovem a diversidade e a inclusão nas escolas. Centra-se, em particular, em iniciativas específicas para apoiar os alunos com maior probabilidade de sofrer desvantagens e discriminação, incluindo raparigas/rapazes, estudantes de diferentes origens migrantes, étnicas e religiosas, estudantes LGBTIQ+ e estudantes com necessidades educativas especiais ou deficiência. As conclusões mostram que políticas e medidas relevantes nas áreas investigadas – monitorização, estratégias, acesso, currículos, aprendizagem e apoio socioemocional, e educação e formação de professores – estão amplamente presentes. No entanto, não visam igualmente todos os grupos de estudantes. O relatório também destaca áreas onde as políticas e medidas podem ser mais desenvolvidas.
Fonte: Eurydice
Sem comentários:
Enviar um comentário