sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Seminário Internacional: INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E ATITUDES FACE À DIFERENÇA

15 fevereiro (sábado), 10h00, auditório Escola Superior de Educação de Coimbra

Seminário Internacional: INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E ATITUDES FACE À DIFERENÇA

Público-alvo: Estudantes dos Cursos de Mestrado, Formação Especializada e Pós-Graduação em Educação Especial, Ex-alunos dos cursos de Educação Especial, Professores, alunos da Licenciatura em Educação Básica, Mestrados de Formação de Educadores e Professores, Curso de ASE, Mestrados de EADL e EL e outros Profissionais de Educação interessados no tema.

10h00 - PSICOLOGIA, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS
Carlos César Barros
Como a Psicologia pode contribuir para a efetivação dos princípios da inclusão escolar? Esta comunicação aborda tal questão levando em conta a relação da ciência psicológica com os princípios norteadores da educação inclusiva: os direitos humanos, a igualdade e a dignidade das pessoas. Num primeiro momento, apresenta os princípios da inclusão, defendidos internacionalmente. Na sequência, apresenta as barreiras à efetivação desses direitos, vinculadas à negação dos direitos humanos e aos processos sociais de desumanização. Por fim, apresenta categorias psicológicas que tanto se relacionam às barreiras impostas ao reconhecimento de direitos como demonstram a sobrevivência de valores vinculados ao respeito e valorização das diferenças na cultura ocidental: preconceito e compaixão.

11h00 - A FORMAÇÃO DE ATITUDES FRENTE A PESSOAS SIGNIFICATIVAMENTE DIFERENTES
Marie Claire Sekkel
A partir da apresentação das concepções de educação inclusiva e educação especial vigentes nas políticas públicas no Brasil na atualidade, pretendo discutir sobre a formação de professores para a educação inclusiva, com destaque para a importância da formação de
atitudes na infância. Pesquisa realizada com crianças egressas da educação infantil inclusiva aponta que o convívio diário das crianças promove a formação de atitudes de abertura às diferenças, que se mantem ao longo da vida escolar. Para tal, não é suficiente colocar as crianças juntas. É necessário um trabalho intencional, calcado em situações concretas. A partir da educação das crianças, que hoje ocupa lugar central na vida familiar, produzem-se mudanças nos valores e modos de agir dos familiares, que irradiam nas relações sociais mais amplas.

12h00 - Debate

Via correio eletrónico

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