segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Ação de Formação: Avaliar e Incluir a Dislexia


PORTO

ESCOLA SUPERIOR PAULA FRASSINETTI

Ação de Formação: Avaliar e Incluir a Dislexia 

Entidade Promotora: DISLEX-Associação Portuguesa de Dislexia

Entidade Formadora: EduFor

2014

Formação e perfil são dois conceitos intrinsecamente associados. Martinho (2000) aponta como um dos problemas, no contexto da formação de professores, o crer-se que a formação deve unicamente estar centrada nos conteúdos programáticos. 

A formação deve ir ao encontro de um quadro de referência que integre o que se espera de determinado professor; visto estarmos a falar do professor de Educação Especial de alunos com Dislexia, foi construído um perfil, e cada formação que se propõe procura ir ao encontro de um ponto desse perfil.

O maior obstáculo que os alunos com Dislexia têm enfrentado nas escolas prende-se com o desconhecimento do que é a Dislexia e das suas consequências. 

Esta formação pretende habilitar os professores, de qualquer nível de ensino, para uma intervenção eficaz com alunos disléxicos. 

A DISLEX, ao propor esta formação, tem em vista: 
· Incentivar a construção de políticas favorecedoras da inclusão:
Ø Pelo conhecimento da legislação em vigor e medidas previstas para alunos com Dislexia;
Ø Pela elaboração de Programas Educativos Individuais de acordo com as necessidades dos alunos;
Ø Pelo estabelecimento de procedimentos para a avaliação da qualidade das respostas prestadas;
Ø Pela reflexão sobre as questões relativas a alunos disléxicos, quer integrem a Educação Especial, quer não, devendo em qualquer dos casos beneficiar de apoio especializado na escola. 
Ø Pela promoção de experiências de inclusão escolar.

Objetivos:
· Esclarecer os docentes sobre as implicações da Dislexia na aprendizagem, nos vários níveis de ensino.
· Conhecer a legislação em vigor aplicável a alunos com Dislexia.
· Conhecer estratégias a implementar com alunos disléxicos, em contexto educativo escolar.
· Perceber o que deve ser promovido, no âmbito de um apoio especializado, em todos os níveis de ensino.
· Conhecer procedimentos de avaliação na dislexia, nomeadamente no contexto de uma avaliação para a aprendizagem (formativa). 

Duração do curso: 15, 22 e 29 de março e 5 de abril de 2014 
Horário:
15, 22 e 29 de março – 9h00-13h00
5 de abril – 9h00-12h00 

Público-alvo: Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial

Pagamento/Propina única: 50€ para sócios da DISLEX com cotas em dia; 70 € para o público em geral.

Nº mínimo de participantes: 15

NOTA: Curso acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua com o registo nº CCPFC/ACC-75310/13, com a atribuição de 0,6 crédito.


INSCRIÇÕES ABERTAS até 28 de fevereiro de 2014

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