sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

LPCC realiza Curso de Formação de Professores em Oncologia em Viseu

A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (LPCC-NRC) em colaboração com a Direcção-geral dos Estabelecimentos Escolares e os Centros de Formação de Agrupamento de Escolas da Região Centro, está a dar continuidade às acções de formação dirigidas a professores do 2º e 3º ciclos dos ensinos básico e secundário das escolas da zona centro, iniciadas em 2011 e dedicadas ao tema Cancro: Sensibilização e Prevenção. Com esta iniciativa, que se encontra já na sua 4ª Edição, pretende-se habilitar os professores a abordar a temática do cancro em contexto escolar, apoiando-se, deste modo, a construção de escolas promotoras da saúde, avança a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), no seu site. 

Formação de Professores em Oncologia – Nível I

Estrutura do Curso 

Objectivos

O presente curso pretende sensibilizar os professores do ensino básico e secundário para a problemática do cancro, procurando fomentar conhecimentos na área da oncologia e prevenção da doença oncológica, de modo a habilitá-los a abordar esta temática em contexto escolar e a actuar ao nível da promoção da saúde, adopção de estilos de vida saudáveis e aprendizagem entre pares, junto dos seus alunos. 

Metodologia

Curso de formação inicial (nível I) de 4 horas

Disponibilização de material pedagógico

Conteúdos Formativos

I – A Liga Portuguesa Contra o Cancro

● Abordagem Histórica

● A LPCC: missão e objectivos

● A LPCC: iniciativas e serviços

● A LPCC: informação social

II – Cancro e sua Prevenção

● O que é o cancro

● Causas e factores de risco

● Prevenção primária e secundária

III – Como falar sobre cancro com jovens em idade escolar

● A compreensão da doença conforme a idade

● O papel do professor

● Técnicas de comunicação

Calendarização

5 de Fevereiro (Viseu) • 22 de Fevereiro (Guarda) • Março (Castelo Branco) • Abril (Aveiro) • Maio (Leiria) • Junho (Coimbra) 

Organização da Formação:

A Formação de Professores em Oncologia encontra-se organizada em dois níveis: 

Nível I – Pretende-se realizar cursos de formação inicial, dirigidos a professores, procurando dotá-los de conceitos introdutórios sobre oncologia e a abordagem do tema em contexto escolar, numa perspectiva de educação para a saúde. O nível I terá várias edições anuais de modo a proporcionar a integração de novos professores no projecto formativo. 

Nível II – Cursos de formação que tiveram o seu início em 2013, dirigidos aos professores que já frequentaram o nível I e nos quais se procurará aprofundar a temática da abordagem da oncologia em contexto escolar. Estes cursos terão igualmente várias edições anuais.

In: Portal de Oncologia Português por indicação de Livresco

Sem comentários: