Um estudo científico na área da biofísica, liderado por investigadores do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), em colaboração com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), pode tornar-se uma peça fundamental no desenvolvimento de novos fármacos para várias doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, Parkinson, ou Paramiloidose (Doença dos Pezinhos).
A importância desta descoberta já foi reconhecida a nível internacional, depois da revista Journal of Biological Chemistry ter considerado o artigo «Paper of the week», isto é, como pertencendo à selecção dos dois por cento melhores artigos que a revista publica num ano.
A equipa de investigadores do ICBAS, em colaboração com o Departamento de Engenharia Química da FEUP, criou um novo modelo biofísico que permite compreender a formação de fibras de amilóide, ou seja, agregados das proteínas que se depositam nos tecidos e que se encontram associadas ao desenvolvimento de patologias como o Alzheimer, Parkinson ou a Paramiloidose, também conhecida como Doença dos Pezinhos.
O desenvolvimento de fármacos para o tratamento destas doenças pode ser feito com base na medição das velocidades (ou cinéticas) de formação destas fibras em laboratório, em condições próximas das que acontecem ‘in vivo’. O trabalho agora publicado apresenta um modelo matemático universal e simples que, de uma forma objetiva e concreta, descreve a sequência de acontecimentos envolvidos na fibrilização e o modo como estes são afetados pela ação de eventuais fármacos.
"Conseguimos descrever todos os passos através de um modelo matemático simples e universal, cuja utilização é facilitada pelo número reduzido de parâmetros envolvidos", explica Pedro Martins, docente e investigador do ICBAS.
E acrescenta: "Este tipo de modelos é muito importante na compreensão de vários fenómenos e em particular para o desenvolvimento de novos medicamentos. Trata-se de uma ferramenta que descreve e prevê o que acontece no caso da formação de fibras de amilóide, na presença ou ausência de inibidores".
O artigo «A generic Crystallization-Like Model that describes the kinetics of amyloid fibril formation» foi publicado no Journal of Biological Chemistry e considerado «Paper of the week». Um reconhecimento internacional, uma vez que coloca o estudo entre os melhores do ano.
In: Ciência Hoje
Sem comentários:
Enviar um comentário