quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Fonte especial ajuda os disléxicos


ht dyslexia dm 111104 wblog Special Font Helps Dyslexics Mind Their Ps and Qs



Algumas das letras são um pouco tortas, outras abertas ou ligeiramente baixas. Mas todas as letras na fonte Dyslexie são projetadas para tornar a leitura mais fácil para as pessoas com dislexia.
Christian Boer, artista gráfico holandês que desenhou a fonte, é disléxico e soube, em primeira mão, que as pessoas com o transtorno muitas vezes misturam as letras que parecem semelhantes.
A letra "b", por exemplo, pode facilmente virar um "d" ou até mesmo um "p." O "e" minúsculo pode ser confundido com o "c." Um "i" parece-se muito com um "j."
Na fonte Dyslexie, Boer alterou as letras um pouco para lhes dar mais individualidade, fazendo alguns traços finos à frente ou atrás, outros mais amplos, ou o espaçamento dos caracteres mais distantes. Boer disse que as pequenas alterações tornam as letras mais distinguíveis para disléxicos.
A fonte "está a ganhar popularidade porque as pessoas com dislexia veem que a experiência funciona", disse Boer ao MSNBC, citando um pequeno estudo realizado por um estudante de graduação holandês, mostrando que os disléxicos cometeram menos erros durante a leitura com a fonte Dyslexie.

Embora a dislexia, também chamada de transtorno da leitura no desenvolvimento, seja comummente caracterizada apenas como um problema de transposição de letras - mudando "b" em "d" - os cientistas dizem que é muito mais ampla do que isso. Dr. Stefani Hines, um pediatra de desenvolvimento comportamental que trabalha com disléxicos no Sistema Único de Saúde Beaumont, perto de Detroit, disse que a solução para a dislexia não é tão simples como mudar uma fonte.
"A dislexia não é um problema de visão, é um problema com o processamento fonológico profundo", envolvendo problemas de compreensão e associação de letra ao som e rimas, disse Hines. "Então, mudando a fonte, não é uma cura, é apenas uma ajuda."
Mas Hines disse que um número de seus pacientes relatam que fontes maiores ou texto que tem mais espaço em branco os ajuda na leitura. Ele disse que vale a pena estudar soluções como a Dyslexie ou outras fontes, tais como "Lexia legível". No entanto, o que mais vai ajudar os disléxicos é a intensa tutoria e as estratégias que ajudam as pessoas a lidar com as questões mais profundas que causam a dislexia, referiu.
"Se se começar ler numa fonte, cada palavra que nos rodeia teria de estar dessa forma", disse Hines. "As palavras no menu do restaurante, provavelmente, não vão estar escritas nessa fonte."

Artigo original em inglês, aqui.
Nota: Tradução pessoal.

Sem comentários: