segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Encontro Nacional “Superar Barreiras com TIC: Políticas, Ideias e Práticas”

O Centro de Competência TIC e o Laboratório de Conteúdos Digitais da Universidade de Aveiro organizam o congresso sobre Necessidades Educativas Especiais e uso das novas tecnologias para superar barreiras à aprendizagem - 17 e 18 de Junho.

O Encontro Nacional “Superar Barreiras com TIC: Políticas, Ideias e Práticas”, (http://blogs.ua.pt/encontro_ticnee/) primeiro encontro nacional dedicado exclusivamente à utilização das TIC e das Tecnologias de Apoio (TA) na educação de alunos NEE, realizar-se-á na Universidade de Aveiro a 17 e 18 de Junho próximos.

Este Encontro pretende reunir vários intervenientes e investigadores na educação de alunos com Necessidades Educativas Especiais a fim de apresentarem, debateram e demonstrarem de que forma é possível conseguir que estes alunos aprendam mais e melhor com a utilização de tecnologias através de estratégias pedagógicas inovadoras e acesso facilitado a contextos digitais de aprendizagem.

Quando se trata de alunos com Necessidades Educativas Especiais, as TIC e as TA adquirem maior dimensão ao serem um instrumento que faz a diferença entre o ser espectador e o ser actor. Permitem superar barreiras e promovem o acesso e a participação daqueles que por algum motivo não acompanham o normal fluir da aprendizagem.

Encontrar e difundir boas práticas, mas acima de tudo, contribuir para a modelagem de atitudes e para  a pro-actividade na exploração destas ferramentas de maneira a que sejam superadas barreiras à aprendizagem de todos os alunos, é o grande objectivo do Encontro.

O Encontro encontra-se em fase de acreditação na entidade competente - Conselho Científico Pedagógico de Formação Continua.

Todas as informações e forma de inscrição em http://blogs.ua.pt/encontro_ticnee/?p=260
Via DREC

Sem comentários: