sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Corrija a miopia enquanto dorme

Imagine que usa de noite lentes de contacto que mudam a curvatura da córnea, permitindo adquirir uma visão satisfatória, tornando-as desnecessárias de dia. Este é um tratamento, ainda pouco conhecido, que pode vir a corrigir a miopia de milhões de pessoas.


No estudo "Efeitos das propriedades biomecânicas da córnea na resposta ortoqueratológica", Sofia Nogueira, recém-licenciada em Optometria e Ciências da Visão na UMinho, analisou a reacção da córnea e da correcção visual de 14 pacientes que interromperam o tratamento, após o uso de lentes de contacto especiais durante nove meses. "Os resultados demonstram que a maioria dos sujeitos consegue ter uma visão satisfatória durante dois dias sem utilizar as suas lentes", realça a investigadora.

As lentes de contacto são utilizadas por cerca de 120 milhões de pessoas em todo o mundo. Calcula-se que, em Portugal, aproximadamente 3 a 4 por cento da população deva recorrer a este método para corrigir defeitos de visuais. A investigação de Sofia Nogueira centra-se na ortoqueratologia, técnica clínica que utiliza lentes de contacto rígidas concebidas para remodelar a córnea a fim de reduzir ou eliminar temporariamente defeitos da visão como a miopia e o astigmatismo. As lentes ortoqueratológicas têm como objectivo moldar o “epitélio” – camada mais superficial da córnea. Destacam-se das lentes ditas normais por serem de “geometria inversa”. “Neste sentido, as lentes utilizadas no tratamento têm uma conformação contrária à da córnea para aplaná-la e, por conseguinte, corrigir a miopia”, explica Sofia Nogueira.

Os resultados são uma extensão dos trabalhos desenvolvidos por José González-Méijome, orientador do estudo e director-adjunto do Departamento de Física da UMinho. “Os pacientes envolvidos na experimentação foram avaliados no âmbito de estudos iniciados pelo docente, sendo que já usavam lentes há cerca de nove meses”, explica a bolseira. Um dos objectivos principais da investigação foi verificar até que ponto o aplanamento da córnea persiste, mesmo após a interrupção do tratamento. “A regressão do efeito ortoqueratológico tende a ser mais significativa após o segundo dia”, confessa Sofia Nogueira. Verificou-se ainda uma pequena recuperação do efeito do tratamento, o que poderia ser atribuído à pressão exercida pelas pálpebras fechadas sobre os olhos durante o período de sono. Os resultados provam que a retenção do efeito ortoqueratológico pode prolongar-se até ao terceiro dia. Contudo, esta conservação temporária da curvatura da córnea é instável, sendo necessário desenvolver, segundo José González-Méijome, novos trabalhos sobre esta questão.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde,

Eu estou interessada em saber se posso utilizar estas lentes. Como posso saber mais informação sobre este assunto.

Eu tenho miopia e astigamatismo.
numa vista tenho 2.50 e noutra tenho 3.25.
Será que podem me dar um contacto.
O meu email é jolli@live.com.pt

Obrigada