quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Epilepsia explica alucinações de Chopin

Chopin sofria de epilepsia, doença que provavelmente explica as alucinações descritas pelo compositor, revelaram investigadores espanhóis.
O próprio compositor, que morreu em 1849, com 39 anos, descreveu as alucinações como "visões aterradoras" e a sua amante, George Sand, relatou momentos em que o músico se mostrou assustado com visões. 
Numa carta escrita para a filha de George Sand, Chopin descreveu um momento, durante um concerto, em Inglaterra, em 1848, em que se retira abruptamente .
De acordo com a pesquisa desenvolvida pelos investigadores espanhóis, agora divulgada na Medical Humanities, o tipo e a frequência das alucinações que o compositor apresentava é comum em pacientes que sofrem de epilepsia do lobo temporal.
Os cientistas explicam que as alucinações ocorrem em diversos distúrbios médicos e psiquiátricos, incluindo a esquizofrenia. Mas, normalmente, manifestam-se sobre a forma de vozes e não de visões. Portanto, concluem que a explicação mais provável para as visões de Chopin é um tipo de epilepsia que ocorre no lobo temporal do cérebro.
In: JN online

Sem comentários: