sábado, 7 de novembro de 2009

Técnica do Therasuit - depoimento de um especialista em reabilitação neurológica


O meu nome é Rodrigo, sou fisioterapeuta com especialização em neurologia, (doutoramento em neurologia) e trabalho em reabilitação neurológica desde 1998. Este ano fui aos Estados Unidos estudar novas técnicas de reabilitação para pacientes neurológicos e tive a oportunidade de passar 2 semanas a observar a Técnica do Therasuit.

O primiero facto que me chamou a atenção foi a duração dos tratamentos, 4 horas diárias de exercícios e a utilização do "colete". Este colete serve para aumentar os impulsos sensorias do paciente e, ao mesmo tempo, promove o alinhamento biomecânico e a melhoria da resistência muscular.

O que pude observar durante a minha estadia foi que os pacientes que lá estavam eram crianças (entre 2 e os 12 anos de idade), com diagnóstico de Paralisia Cerebral, oriundos de todos os lugares do mundo (EUA, Holanda, Bahams, Turks e Caicos, Itália e Canadá). Durante as 4 horas de tratamento, o paciente faz uso do colete e realiza exercicios para aumentar a força muscular, a coordenção motora e o equilibrio. Os exercícios podem ser realizados no solo ou no interior de uma “gaiola" (spider).

Os pais e familares podem acompanhar o paciente durante todo o tratamento. Outro factor interessante é a relação de tríade, paciente-família-terapeuta, pois durante o tratamento, o paciente tem sempre o mesmo terapeuta, que também ensina os familiares a melhor maneira de manusear a criança e o que deve ser feito após o término do tratamento.

Eu acredito muito no processo de reabilitação e pelo que tenho estudado, os tratamentos intensivos para pacientes neurológicos são, de facto, o futuro da reabilitação. Espero poder ter ajudado a esclarecer dúvidas e incertezas de profissionais e pais em relação ao tratamento.


Leonardo de Oliveira

Director Therapies 4 Kids, USA


Tlm. 954 907 6783eFax. 954 241 6726

Fax escritório: 954 491 6699

Sem comentários: