segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Aprender a falar com as mãos


Trinta alunos do 1.º ciclo do Colégio da Imaculada Conceição, em Lamego, falam uma outra língua depois das aulas. Os gestos ganham importância às quintas-feiras no Clube de Língua Gestual Portuguesa.
Aprender a dizer olá com as mãos. A falar com o corpo e expressões faciais. A primeira "aula" aconteceu na primeira quinta-feira da segunda semana do ano lectivo. A 17 de Setembro, 30 alunos do 1.º ciclo do Colégio da Imaculada Conceição, em Lamego, juntavam-se para absorver uma nova matéria, para perceber a diferença de linguagens. O Clube de Língua Gestual Portuguesa (LGP) entrava em funcionamento sem grandes complicações e com objectivos bem definidos. "Desenvolver e fomentar o sentido de respeito pelo outro, a diferença, a solidariedade e a compreensão", explica Luciana Salvador Joana, coordenadora do clube.
Para entender as diferenças são dinamizadas dinâmicas de grupo para que os mais pequenos se coloquem na situação do outro. O que os obriga "a pensar, repensar e partilhar ideias, sentimentos e atitudes". A adesão dos alunos foi imediata e a aprendizagem não tem sido um bicho-de-sete-cabeças. "Tem sido muito gratificante e motivador para mim, como dinamizadora do clube, observar o entusiasmo e a rápida aprendizagem de todas as crianças. Durante os intervalos e à hora de almoço, no refeitório, encontro grupos de crianças a praticar, a treinar o que aprenderam no clube e a ensiná-lo aos colegas". Luciana Joana não podia ficar mais satisfeita.
O Clube de LGP entra em acção todas as quintas-feiras das 17h30 às 19h30. Depois das actividades lectivas, os alunos dirigem-se a uma sala reservada ao desenvolvimento de várias iniciativas depois de as aulas acabarem. "Nesta sala, as mesas estão dispostas em forma de quadrado para que possibilitem e melhorem a comunicação visual de todos os participantes". As regras estão definidas. "As crianças sabem que, ao entrarem na sala, não podem comunicar de outra forma a não ser por mímica ou gestos já aprendidos, próprios da LGP." A lição convém estar bem estudada.
Luciana Joana corrige quando se fala em linguagem gestual. É língua e não linguagem. "LGP é a língua através da qual grande parte da comunidade surda, em Portugal, comunica. Essa língua é produzida por movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e a sua recepção é visual. Tem um vocabulário e organizações próprios. Assim sendo, a LGP possui características que fazem dela uma língua e não uma linguagem".
No Colégio de Lamego não há crianças surdas. Mesmo assim, os pequenos participantes do Clube de LGP não se distraem das tarefas traçadas. É preciso aprender a falar com as mãos. A ideia surgiu antes do ano lectivo arrancar, na altura de programar actividades e projectos a desenvolver com os alunos da escola. "Foi da necessidade de ocupar e rentabilizar o tempo das crianças que se viam obrigadas a permanecer no colégio, depois de as aulas terminarem, que surgiu a ideia da formação dos clubes."
Chegou-se a um consenso. Cada dia da semana, um professor do 1.º ciclo ficaria responsável pela dinamização de um clube "ajustado à sua formação, capacidades e interesses". E assim surgiram o Clube da Saúde, o Clube do Teatro, o Clube das Ciências e o Clube de LGP. O último foi uma novidade. "Dada a sua singularidade, tem sido marcado por um enorme entusiasmo e adesão por parte de todos os educandos", garante a dinamizadora do clube.

Sem comentários: