quinta-feira, 23 de julho de 2009

Associação projecta centro para apoio a jovens com deficiência

A Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco (AACDCB) prepara a construção na cidade de um Centro de Actividades Ocupacionais e um Lar Residencial orçado em 1,2 milhões de euros.
O projecto já existe, bem com o terreno, cedido desde 2002 pela Câmara Municipal de Castelo Branco.
A falta de verbas próprias levou, entretanto, a associação a concorrer ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, mas sem sucesso.
Virgínia Sereno, dirigente da AACDCB, disse à Agência Lusa que a primeira candidatura, apresentada em 2005, foi rejeitada porque o projecto tinha área a mais. O projecto foi revisto, mas não passou na segunda tentativa, em 2007, por alegada falta de verba do PARES, adiantou.
Os terrenos para o novo edifício ficam na Quinta das Fontainhas, nos arredores da cidade. Actualmente, a associação tem instalações no centro de Castelo Branco, onde acolhe 45 jovens e adultos com vários graus de deficiência e psicopatologia, com idades a partir dos 16 anos.
Entre os utentes há pessoas totalmente dependentes e outras que frequentam um regime semi-laboral, através de actividades como a cerâmica e a horticultura.
Com o objectivo de angariar verbas para o projecto, a associação agendou para sábado uma gala de solidariedade, que contará com a presença de vários artistas locais e nacionais, com destaque para o cantor Paulo de Carvalho.
O espectáculo está marcado para as 20h30, no Cine Teatro Avenida.
A Paulo de Carvalho juntam-se outros artistas nacionais e locais, destacando-se ainda uma peça de teatro encenada por utentes da própria associação.
O espectáculo será apresentado pelos actores Lídia Franco e Joaquim Nicolau, este último natural da freguesia albicastrense de Louriçal do Campo.

Sem comentários: