segunda-feira, 27 de julho de 2009

Esclarecimento sobre concursos: educação especial


Recebi o seguinte mail que retrata a situação actual dos docentes com especialização no âmbito da educação especial mas que, por motivos de não conseguirem vaga de vinculação, vão ser preteridos por outros, à partida, não especializados.


Sou professora especializada de Educação Especial e estive a exercer funções na educação Especial durante 3 anos num agrupamento de escolas de Coimbra. O meu grupo de recrutamento é o 110, tendo vinculado há 9 anos.

Nestes últimos concursos concorri ao grupo de ed. especial (910), mas não obtive escola. Fiquei então DACL no 1º ciclo. Agora, neste próximo concurso, não vou poder manifestar a preferência pela Educação Especial, uma vez que a Lei não o permite. Confrontada com esta situação, liguei para o DGRHE, onde me confirmaram esta situação.

Agora pergunto eu: quem vai para a Educação Especial?

O sindicato informou-me que seriam os QE que ainda estão na lista (o que está certo) e os professores contratados (uma vez que podem ser opositores aos 2 grupos, assim tenham habilitação. Convém referir que a maioria dos professores contratados não tem especialização, mas sim pós graduação, uma vez que não têm 5 anos de docência).

Então e nós? Se manifestámos essa preferência? Se temos experiência? Porque razão não podemos concorrer? Não estou a dizer que os professores contratados não devem concorrer, estou a dizer que nós também o devíamos poder fazer! Acho também que muitos colegas da ed. especial não sabem desta situação, pois pensavam aquilo que eu pensava...que iríam manifestar essa vontade agora nestes próximos concursos do dia 31. Espero que a mensagem chegue aos docentes, principalmente aos da Ed. especial, pois muitos ainda não sabem desta situação.

Sem comentários: