sexta-feira, 10 de julho de 2009

Enurese


Mesmo que nas lutas travadas contra a enurese ela esteja a levar a melhor, não desanime, uma vez que a evolução da enurese tende para a cura espontânea, diminuindo os sintomas conforme aumenta a idade.
"O meu filho tem 7 anos e faz sistematicamente chichi na cama. Já usei diferentes medidas e nada resultou. A persistência do problema é causa de grande desgosto para mim e para toda a família. O que deverei fazer para resolver este problema?"Margarida Coelho, Barcelos
A enurese consiste na emissão repetida de urina, na cama ou na roupa, com uma periodicidade de dois episódios semanais, durante pelo menos três meses consecutivos (DSM IV). Para que possamos falar de enurese a criança tem de ter pelo menos 5 anos.
A enurese pode ser nocturna ou diurna. A primeira ocorre durante o sono nocturno, ao passo que a segunda se verifica durante o tempo de vigília. Pode ainda ser primária ou secundária, primária se nunca chegou a verificar-se o controlo dos esfíncteres, secundária quando após um período de controlo se verifica uma regressão.
A enurese primária tem geralmente uma forte componente hereditária, 75% das crianças enuréticas têm um pai, tio ou avô que já tiveram esta perturbação. A existência de antecedentes familiares contribui frequentemente para a permanência do problema, pois este é encarado de forma mais natural não sendo estabelecidas regras de forma firme.
A enurese secundária aparece na maior parte dos casos associada a mudanças na vida da criança que lhe causam ansiedade, tristeza ou preocupação. A separação dos pais, o nascimento de um irmão ou a entrada para o infantário são alguns dos acontecimentos que podem conduzir à enurese secundária.
A primeira medida a tomar face a uma situação de enurese é fazer o despiste de alguma doença, que poderá estar na origem da incontinência urinária, mediante a realização de exames médicos. Se não existirem causas de natureza fisiológica, deve ponderar-se a possibilidade de recorrer a apoio psicológico. Este tipo de apoio exige o envolvimento da criança e dos pais e o envolvimento destes terá de ser tanto maior quanto mais pequena for a criança.
Frequentemente, a atitude dos pais e familiares contribui para a manutenção da enurese. Os comportamentos e comentários que frequentemente surgem na sequência destes episódios podem dificultar a ultrapassagem deste problema por parte da criança. O que deverão então fazer os pais para ajudar a criança a resolver o problema?
- A punição e a ameaça são a piores estratégias que se poderão adoptar, uma vez que a criança já sofre demasiado por não conseguir evitar a enurese.
- Incentive-o a cuidar da sua higiene pessoal. Sempre que ocorra um 'episódio molhado' deverá ser ele a mudar a roupa da cama e a colocá-la na máquina de lavar. Esta é uma forma de ele se ir mentalizando para o facto de que este é um problema seu e que por isso terá de se esforçar para vencê-lo.
- Nunca compare o seu filho com outras crianças. Acredite que ele gostaria de ser como o irmão ou como o primo que não fazem chichi na cama desde os 2 anos de idade.
- Não recorra ao uso de fralda, por muito que lhe custe ter de estender sistematicamente os lençóis.
Existem outras medidas que poderá igualmente adoptar, embora estas não reúnam a aceitação por parte de todos os especialistas, nomeadamente:
- Incentivá-lo a restringir a ingestão de líquidos a partir da hora do lanche.
- Colocá-lo a urinar duas horas após este ter adormecido. Quando se tratar de uma criança mais velha ou de um adolescente, é preferível motivá-lo a acordar mediante o uso de um despertador.
- Utilizar prémios para reforçar a conduta de não urinar na cama. Os elogios e um prémio material podem ser usados para que a conduta correcta se mantenha.
- Treiná-lo durante o dia a adiar as idas à casa de banho, de forma a que este aprenda a controlar a sua conduta.
Mesmo que nas lutas travadas contra a enurese ela esteja a levar a melhor, não desanime, uma vez que a evolução da enurese tende para a cura espontânea, diminuindo os sintomas conforme aumenta a idade.

Sem comentários: