quarta-feira, 4 de março de 2009

REGISTO DE OBSERVAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Na procura constante de documentos que possam contribuir para uma avaliação o mais precisa e adequada possível à realidade dos alunos com necessidades educativas especiais, partilho mais duas grelhas. Não faço referência aos autores, por desconhecimento.
AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO ADAPTATIVO – ECA
REGISTO DE OBSERVAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

3 comentários:

Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Moon Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ disse...

A avaliação do comportamento adaptativo e a adaptação destas grelhas (de Nadine Lambert, Kazuo Nihira, & Henry Leland) para português tem sido objecto de estudo por parte dos Professores Doutores Pedro Morato e Sofia Santos, da Faculfdade de Motricidade Humana. Està publicado um livro da Porto Editora sobre comportamento adaptativo para quem estiver interessado em aprofundar conhecimentos, dos referidos professores. Não sei se é de alguma ajuda esta informação.
Maria Fernanda Mendes

João Adelino Santos disse...

Maria Fernanda, obrigado pela informação. De facto, encontrei estas grelhas há já algum tempo mas não registei a fonte (lapso grave). Preocupa-me a falta que existe de instrumentos de avaliação, sobretudo adaptados à terminologia e aos quantificadores da CIF. Todas as sugestões, propostas, dicas... são bem vindas!

Anónimo disse...

Viva, reconheço nesta checklist uma adaptação do roteiro de avaliação proposto por Júsus Garrido Landivar, num livro de 99, da Editora Monole Dois. Uso bastante este material na avaliação diagnóstica e na programação de competências específicas. Não me parece, no entanto, que nos sirva de alguma coisa para a CIF uma vez que mais uma vez não apresenta baterias aferidas que nos permitam chegar a um quantificador, com segurança e numa margem de erro reconhecida pela OMS, no próprio texto da CIF.
Só há pouco vi o seu pedido. Claro que partilho o pouco que tenho. Avaliação da fluência leitora e lateralidade. Agora estou de saída mas podemos contactar via: daeavelt@gmail.com. Fico à espera.
bom fim-de-semana. Já agora partilho o blog do nosso departamento de apoios educativos: daeavelt.blogspot.com