quarta-feira, 25 de março de 2009

Hospitais da Universidade de Coimbra realizaram primeiro implante do ouvido médio

Os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) realizaram este mês, pela primeira vez, uma cirurgia que permite colocar um implante auditivo em pessoas com surdez neurosensorial, melhorando de forma significativa a sua qualidade de vida, foi hoje anunciado. (...)
"A esperança de vida é cada vez maior e, à medida que se vai envelhecendo, a audição vai-se degradando", referiu.
Os implantes do ouvido médio "destinam-se a uma fatia muito importante da população" e representam "uma boa esperança na qualidade de vida destas pessoas", adiantou António Paiva.
Por outro lado, "têm uma grande importância" quando as pessoas não toleram as próteses auditivas convencionais. "Há muita gente a rejeitar as próteses.
Esta é uma alternativa", referiu o otorrinolaringologista, adiantando que estes implantes têm uma qualidade de som "muito superior" à daqueles dispositivos externos.
Através de uma intervenção cirúrgica, o implante é colocado no ouvido médio e a bateria minúscula que o alimenta inserida entre a pele e o osso. Após o processo de cicatrização, um "software" faz o ajustamento e afinação do dispositivo, à semelhança do que se verifica com as próteses auditivas.

Sem comentários: