segunda-feira, 16 de março de 2009

Universidade Fernando Pessoa vai propor ensino das emoções nas escolas


O director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Universidade Fernando Pessoa, António Freitas-Magalhães, defendeu hoje a importância do ensino das emoções nas escolas portuguesas, revelando que vai apresentar uma proposta nesse sentido ao Ministério da Educação.

"Vou apresentar ao Ministério da Educação um programa inovador de literacia emocional", revelou o investigador, frisando que a sua proposta envolve "educação emocional para todos, a partir da pré-primária".

Segundo Freitas-Magalhães, o ensino das emoções nas escolas serve para as pessoas reconhecerem, identificarem, regularem e usarem as emoções básicas. "Isto permitiria uma mais fácil integração na sociedade e diminuiria muita da turbulência que existe nas escolas, que é originada por juízos e interpretações erradas das situações", afirmou.

O programa, denominado 'Se às vezes digo que as flores sorriem', será composto por módulos teórico-práticos, que recorrem a plataformas de interfaces informáticos desenvolvidos pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção. Para o director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, "a aprendizagem das emoções deve ser um imperativo básico na educação integral do indivíduo".

Nesse sentido, considerou que o facto de não existir actualmente esta formação constitui "uma lacuna do sistema educativo".

No quadro das investigações que tem vindo a realizar, o Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da Universidade Fernando Pessoa, vai apresentar, a 27 de Março, no Porto, o Projecto FACE, que se estenderá durante a próxima década, até 2019. Este projecto, pioneiro em Portugal, pretende "tentar reconhecer os portugueses pela face", revelou Freitas-Magalhães.

O FACE vai tentar cartografar a expressão facial dos portugueses, com recurso a tecnologia de imagiologia, o que permitirá depois a criação de um banco de dados de expressão facial disponível para as mais diversas aplicações sociais, como a saúde, a justiça ou a educação.

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção, fundado em 2003, é uma instituição única em Portugal e tem sido já distinguido por diversas instituições internacionais pelo pioneirismo do seu trabalho científico.

Sem comentários: