sexta-feira, 6 de março de 2009

A DREN e os apoio aos alunos com NEE

A propósito de uma notícia do Público de hoje (suporte de papel), onde os representantes da Federação de Associações de Pais do Porto solicitam a demissão da directora regional, ficamos a saber que:
"...a maioria das 80 escolas do Porto está afundada em problemas. Que vão da insuficiência de funcionários à inexistência de apoio aos alunos com deficiência."
"Tão grave quanto isso é, segundo Valente, a inexistência de apoio aos alunos com necessidades especiais. "Na Escola Nicolau Nazoni há 30 alunos surdos sem linguagem gestual", especificou. Do mesmo modo, na Escola Básica do Bom Sucesso, no centro do Porto, "o apoio a sete alunos autistas é assegurado por uma tarefeira, quando devia haver pelo menos uma auxiliar de acção educativa para cada uma das crianças".
Comentário:
Ainda bem que os pais reclamam melhores condições e recursos para os seus educandos. Continua a ser grave a falta de meios, a todos os níveis, que permitam implementar os apoios especializados tal como são politicamente difundidos. Continua a existir um grande défice entre o discurso político e a realidade que se vive na maioria dos Agrupamentos.
Será necessário recorrer sistematicamente aos meios de comunicação social para tentar resolver os problemas?
A talho de foice, para quando a colocação de psicólogos nos Agrupamentos?

1 comentário:

Anónimo disse...

Sinto e tenho o mesmo problema, pois das duas gémeas com paralisia cerebral, uma mais grave que outra, não há uma tarefeira fixa na escola.
Daí vêm inúmeros inconvenientes, tais como o de subir e descer escadas, sem puder usar o elevador; ir ao W.C.bar,direção,biblioteca etc.sozinha.
Neste momento escrevo à Drec para resolução do problema.
alexandrarato@hotmail.com