terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Para a Avaliação do Desempenho de Leitura


Na procura de instrumentos que permitam proceder a uma avaliação dos alunos ao nível da Actividade e Participação, de acordo com a CIF, deparei-me com o estudo Para a Avaliação do Desempenho de Leitura. Apresenta a pesquisa, a selecção e a análise de materiais nacionais de avaliação de leitura, e um conjunto de propostas de procedimentos a adoptar para o estabelecimento de referenciais nacionais da aprendizagem da leitura ao longo dos dois primeiros ciclos do ensino básico.

Um dos objectivos do estudo consiste na identificação de materiais de avaliação de leitura, utilizados com população portuguesa, quer resultantes de trabalhos conducentes a graus académicos (publicados ou não), quer de projectos de investigação, quer ainda de instrumentos existentes no circuito comercial, inéditos, traduzidos ou adaptados de produções estrangeiras.

De facto, em anexo, surgem: Grelhas de Análise dos Instrumentos de Avaliação e Emergência de Leitura; Provas de Avaliação de Leitura; Provas de Avaliação de Emergência de Leitura; Lista de Palavras.

Penso que este estudo pode servir como base de trabalho no domínio da avaliação do desempenho da leitura.

Sem comentários: