sábado, 21 de fevereiro de 2009

Investigadores premiados por estudo do tracto vocal

Um grupo de investigadores da Faculdade de Engenharia do Porto recebeu o Best Paper Award pelo desenvolvimento de uma nova abordagem imagiológica para o estudo do tracto vocal, que abre novas perspectivas na área das perturbações da fala.
O prémio, entregue na International Conference on Imaging Theory and Applications, que decorreu em Lisboa, distingue uma investigação iniciada em 2004 tendo em vista a utilização de imagens de ressonância magnética no estudo do tracto vocal.
A investigação, realizada por Sandra Ventura, Diamantino Freitas e João Manuel Tavares, assume particular importância, atendendo a que se estima que um terço da população mundial apresente perturbações ao nível da voz.
Nessa perspectiva, o estudo morfológico e dinâmico do tracto vocal na produção de sons, através da utilização inovadora de imagens de ressonância magnética, pretende caracterizar a fala da língua portuguesa, possibilitando a aplicação de novas técnicas de reabilitação.Tendo como base a aquisição e combinação de imagens em diferentes orientações, o estudo desenvolvido pelos investigadores portugueses conduziu à construção de modelos morfológicos em três dimensões para um número considerável de sons da língua portuguesa.
O estudo assume, desta forma, especial relevância no tratamento e reabilitação de doentes com perturbações na fala, já que ainda é muito reduzido o número de trabalhos existentes relativos aos sons da língua portuguesa.

Sem comentários: