domingo, 15 de fevereiro de 2009

"Um grau de diferença"

Terminou agora mesmo a reportagem da TVI. Gostei! Gostei sobretudo pela naturalidade e pela seriedade da abordagem do tema da Educação Especial e, em particular, da problemática da Inclusão.
Ainda um pouco a frio, há algumas ilações a tirar:
- O ME, pela voz do Secretário de Estado, desconhece a realidade das escolas e da Inclusão! Este, refugiou-se no desconhecimento de situações concretas e socorreu-se das intensões, do desejável no futuro! E o presente? E o dia-a-dia das escolas?!
- As escolas, por outro lado, continuam sem condições arquitectónicas e recursos para poder responder de forma eficaz às características e às necessidades das crianças com NEE!
- Os docentes das turmas/grupos regulares não estão preparados para lidar com muitas das crianças com NEE. De facto, sente-se, no dia-a-dia, a angústia desses docentes na procura de soluções e na gestão pedagógica do tempo educativo de forma a poderem corresponder globalmente a todos os alunos da turma/grupo, respeitando as suas diferenças e limitações e os seus ritmos de aprendizagem!
- Os docentes de Educação Especial deparam-se, dia-a-dia, com situações onde são exigidos autênticos milagres, tendo, muitas das vezes, de recorrer aos seus recursos económicos e materiais na procura das respostas possíveis para os seus alunos.
Há, ainda, muitos trilhos a percorrer! E, para isso, cá estamos! Mas, penso que, para tal, devem ser criadas as condições mínimas exgidas para essa caminhada! Para o bem dos nossos alunos (com NEE) e da sociedade, em geral!

Sem comentários: