INTRODUÇÃO
A salvaguarda de que todas as crianças e jovens têm direito a uma educação de qualidade, que respeite a sua individualidade, leva-nos a refletir sobre o que tal implica em diferentes domínios, nomeadamente ao nível do papel dos decisores, da organização das escolas e respetivos espaços, dos ambientes de aprendizagem, da gestão do currículo e das competências a desenvolver, da finalidade das avaliações das aprendizagens, da natureza e colaboração entre todos os agentes educativos, da gestão dos recursos humanos e materiais, dos intervenientes internos e externos e das vozes que devem ser respeitadas.
Por outro lado, urge, a diferentes níveis da intervenção educativa, que nos questionemos sobre os valores que nos devem reger e sobre as práticas que desenvolvemos, no sentido de procurar garantir que toda e qualquer escolha que façamos respeita aquela que deve ser uma educação que seja capaz de garantir a inclusão de todos e de cada um e a equidade no acesso às aprendizagens.
A Escola deve pois assumir-se como o espaço onde se aprende a respeitar a diversidade, onde se aprende a conhecer outras culturas e línguas, outros hábitos, outras vivências, outras realidades. A Escola é o espaço privilegiado da construção da comunidade que se torna mais rica, na medida em que aceita a riqueza que decorre da diversidade.
Este E-book surge então no âmbito do Seminário: Educação Inclusiva – um direito inegociável, realizado no ISEC Lisboa, em maio de 2023.
Este seminário teve como grande objetivo o debate e a reflexão em torno da Inclusão em vários contextos e sob diferentes perspetivas. O intuito desta iniciativa foi ainda o de abordar a temática de forma diversificada, holística, realçando a forma como, ao momento, é entendida a Inclusão: enquanto “processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa” (Dec-lei 54/2918).
Esta publicação encontra-se estruturada em duas partes: 1) Parte I - integra textos que decorrem do desenvolvimento do Seminário, sendo ainda apresentada a estrutura e organização do evento; 2) Parte II - incorpora textos que complementam a primeira parte e direcionam para outros olhares e abordagens, em diferentes contextos.
Acesso ao documento "Educação Inclusiva – Um direito Inegociável".
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