quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Os meus filhos estão nervosos com o regresso à escola. Como posso ajudar?

Os nossos filhos estão finalmente (supostamente) a regressar presencialmente à escola a tempo inteiro, pela primeira vez desde 2020. Um vai para a escola secundária, o outro para o liceu. Posso dizer que estão ansiosos, e eu estou a tentar não estar. Algum conselho para acalmar um pouco esta reentrada? Já estou de pé atrás com as batalhas em relação aos trabalhos de casa, com o vestir e forçá-los a sair de casa a tempo. Vai ser uma verdadeira mudança por aqui.

“Vai ser uma verdadeira mudança por aqui.” Se este não é o eufemismo dos últimos quase dois anos, não sei o que é.

Tem um aluno do ensino médio e outro do ensino secundário, e a minha tirada quase anedótica depois de ter ajudado numerosos pais durante toda a pandemia é um claro e sonoro: todas as crianças sofreram, mas os pré-adolescentes e os adolescentes sofreram muito mais.

Para onde quer que olhe, há artigos com dicas para estas crianças e as suas famílias, com tópicos tais como facilitar o regresso à escola, diminuir a ansiedade de regresso à escola e comunicar com pré-adolescentes e adolescentes. Estas listas estão cheias de informações fantásticas, e encorajo-vos a encontrar algumas e ver o que vos fala. Por vezes, uma ferramenta prática ou declaração de encorajamento pode funcionar para si e tornar a parentalidade um pouco mais fácil.

Por exemplo, sugiro que comecem a realizar reuniões familiares onde se criem horários semanais, e que complementem com uma pequena guloseima. Sugiro também que co-criem recompensas em torno dos trabalhos de casa e da transição de deixar a casa. (Sim, estou totalmente de acordo com algumas recompensas depois das paragens.) E permitam-lhes escolher mais responsabilidades à volta da casa, porque, a verdade é que: os seus filhos já não são pequenos.

Não os pode forçar a fazer ou sentir nada, por isso vai ter de negociar para conseguir a sua participação, ajudando-os dessa forma a pôr os seus motores a funcionar novamente.

Se os últimos quase dois anos me ensinaram alguma coisa, é que a física nas nossas vidas e nas vidas dos nossos adolescentes é real: um objecto em movimento tende a manter-se em movimento; um objecto inerte... bem, consegue-se. Os nossos pré-adolescentes e adolescentes não estão em movimento há muito tempo. Por isso, temos de nos equilibrar sobre a linha ténue entre fornecer estrutura suficiente para ajudar os nossos filhos a sentirem-se apoiados e seguros e mantermos as nossas expectativas sob controlo.

Então, como se vive o regresso às aulas com calma? Primeiro, afixe a palavra “gentil” em todo o lado onde os seus olhos possam pousar. Anotações físicas, lembretes no seu telefone... Tente lembrar-se de ser gentil quando se preocupa com os trabalhos de casa ou faça a temida pergunta que todos os pais fazem: “Como foi a escola?” Muitos dos nossos jovens sentir-se-ão como se o seu sistema nervoso estivesse a explodir com o regresso à escola, por isso, ser gentil levá-lo-á a dar mais espaço aos seus filhos.

Mantenham as vossas expectativas baixas e os vossos encorajamentos altos. Sei que muitos pais tendem a arar através dos tempos difíceis e continuar não importa o que aconteça, mas talvez queiram reajustar em relação aos trabalhos de casa e às transições. Preparem-se para chegar atrasados, preparem-se para as birras sobre trabalhos de casa e tecnologia, e continuem a encontrar pequenas vitórias para manter a moral elevada. Não estou a sugerir que deixem para trás todas as expectativas; estou antes a pedir-vos que olhem para os vossos filhos e se ponham no lugar deles. Que tipo de pai quereria ter nesta altura? Como quereria que os seus pais o fizessem sentir?

Tal como há muitos artigos sobre como ajudar os seus filhos, também há muitos artigos sobre autocuidado para os pais. O autocuidado tornou-se num daqueles chavões que perdeu todo o sentido, por isso coloquemos as coisas desta forma: tem de se tratar a si próprio como se fosse um querido amigo.

A paciência só se manifesta quando se está descansado. O humor só se encontra quando se consegue ver o absurdo da vida em vez de se sentir sequestrado por ela. A calma só se manifesta quando se está bem alimentado e se move o corpo. Isto não é ciência para génios, é “ser humano 101”.

Prepare-se para o sucesso tendo a sua equipa consigo; crie uma cadeia de amigos que irão rir-se, apoiá-lo e chorar no café consigo. Salvará a sua família das suas preocupações e ajudar-se-á a perceber que outros estão num barco semelhante.

Finalmente, cultivar e planear a alegria para a família sempre que possível. Ter algo por que ansiar é importante, por isso use as reuniões familiares para criar ideias que farão todos sorrir (ou, pelo menos, não deixar mágoas). Leve um dia de cada vez. Boa sorte.

Meghan Leahy

Sem comentários: